Topo

Veja sete dicas para escolher um curso de inglês online

Foco nas habilidades de falar, ouvir, ler e escrever é uma das dicas para escolher seu curso de inglês online  - Reprodução
Foco nas habilidades de falar, ouvir, ler e escrever é uma das dicas para escolher seu curso de inglês online Imagem: Reprodução

Camila Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

14/06/2012 06h00

Testes, rapidez na comunicação com o estudante e ferramentas para tirar dúvidas, discutir e treinar o idioma são recursos fundamentais para aulas de inglês online, segundo especialistas ouvidas pelo UOL.

“Existem cursos ótimos, alguns com professores nativos, o que permite contato com a comunidade internacional. E, normalmente, os a distância também são mais baratos que os presenciais”, afirma Rosangela Garcia Medeiros, coordenadora de letras das Faculdades Anhanguera de Guarulhos.

A escolha, porém, pode ser complicada. Atualmente, não há normas, rankings ou selos que atestem a qualidade das aulas virtuais. Além disso, os dados do Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) não identificam quais reclamações de cursos de inglês se referem aos a distância.

Para fazer a melhor opção, confira as sete dicas:

1- Solicite um período de experimentação

Alguns cursos oferecem períodos de uso gratuito, de uma semana ou um mês. Assim, você pode verificar se se adapta ao sistema e ao material fornecido. A coordenadora de Educação a Distância da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Angelita Quevedo, entretanto, diz que a prática não é comum. Vale a pena perguntar à instituição responsável pelo curso.

2- Verifique se o curso oferece exercícios

Perguntas na forma de testes com respostas que aparecem na sequência podem ser motivadoras. Por exemplo: a mensagem “Parabéns! Você acertou 5 de 7 questões”, estimula a ir para a próxima lição. Já a mensagem “Você acertou 2 de 7 questões. Estude mais” mostra que é preciso mais esforço, diminui a ansiedade e ajuda a manter o interesse.

3- Correção rápida e agilidade na comunicação

Para os exercícios com respostas abertas, é preciso que a correção seja ágil: o ideal é que leve entre um e dois dias, no máximo. É bom ter cuidado quando há ausência de comunicação ou falhas no contato com professores e técnicos. Se ocorre demora na resolução de problemas ou na resposta às dúvidas, é sinal de que o curso não é sério.

4- Foco nas quatro habilidades: falar, ouvir, ler e escrever

É necessário checar se o curso tem ferramentas para treinar a fluência oral (a chamada “conversação”, que inclui a capacidade de entender e de responder adequadamente), a leitura e a escrita.

Se seu foco é somente escrita e leitura, teoria, exercícios gramaticais e ortográficos ajudam a alcançar o objetivo. Para a conversação, é preciso verificar se a instituição tem recursos para teleconferências, que permitam a um professor ou tutor corrigir os problemas de pronúncia.

5- Professor disponível

Mesmo para cursos online, a disponibilidade de professores ou tutores é um ponto chave. É preciso que estes profissionais estejam a postos para corrigir textos e pronúncia. Normalmente, em cursos online o professor tira as dúvidas em chats, fóruns, videoconferências ou audioconferências.

6- Teste de seu nível antes de começar

O curso deve oferecer meios para a avaliação do seu conhecimento prévio do idioma. “Se você já tem uma noção e começa pelo básico, fica desmotivado e acaba desistindo”, aponta Rosangela. Com exercícios de proficiência, a escola consegue colocar numa mesma sala virtual alunos que estejam no mesmo nível de aprendizado do inglês.

7- Cheque se há base teórica

“É preciso tomar cuidado com a falta de explicação teórica, no caso de gramática, e com a falta de exercícios”, alerta Angelita.