Topo

Criadora do "Diário de Classe" fiscaliza escola pública enquanto não muda para colégio privado

Isadora Faber mora a 300 metros da praia da Costa do Santinho, em Florianópolis - Marco Dutra/UOL
Isadora Faber mora a 300 metros da praia da Costa do Santinho, em Florianópolis Imagem: Marco Dutra/UOL

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

01/11/2012 09h18

Quando não está conectada à internet, Isadora Faber, 13, aquela estudante tão agitadora no Facebook, é muito tímida.

Mesmo depois da fama e de ter até de prestar depoimento na polícia, a menina que arregimentou mais de 340 mil seguidores com uma página em que denuncia os problemas da escola pública em que estuda não pensou em parar. Pelo menos enquanto não muda para um colégio privado na cidade, para onde os pais pretendem mandá-la no ensino médio. 

Em uma casa próxima à praia, a garota vive como uma típica “manezinha”, nome dado a quem nasceu em Florianópolis. Filha de dois produtores de vídeo, Christian e Mel Leal, Isadora tem duas irmãs: Ingrid, 24, e Eduarda, 16. Foi a irmã mais velha, hoje na Dinamarca, quem sugeriu que Isa fizesse seu Diário, imitando a escocesa Martha Peyne, de nove anos.

Origem

Com um avô dinamarquês, que viajava o mundo como funcionário da ONU, e uma avó paraguaia, Isadora tinha tudo para ter nascido fora --azar da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, criticada em sua página do Facebook

O Diário de Classe, página em que conta o cotidiano da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, começou a ser publicado em 11 de julho. Bombou em agosto. A menina não parece ter noção de sua fama, nem pisca quando alguém menciona os números do Facebook ou a repercussão na mídia. 

Ficou assustada com a pressão? "Não". Pensou em parar de postar críticas na rede social? "Nunca". Respostas curtinhas, Isa não é mesmo de muitas palavras. A caçula-celebridade-problema tem dois lados, um deles "é de poucas palavras" e o outro "é de dedos afiados", explica a irmã Eduarda. 
 
Ela diz gostar da escola. Isto porque "é a única que conheço desde a primeira série", diz. Isa faz o ensino fundamental na escola pública, mas deve fazer o ensino médio em escola particular. Mesmo caminho feito pela irmã Eduarda, que hoje estuda no Energia, uma das escolas mais caras da cidade. 
 

Responsabilidade

A rotina escolar da garota não mudou apesar da fama. Ela continua despertando sozinha pelo seu smartphone --o mesmo que usa para fotos do Facebook. Enquanto se ajeita pra escola, a mãe dorme numa boa: "O horário é responsabilidade dela, tem que ser independente", ensina Mel. 
A menina "às vezes" toma um copo de leite e sempre caminha os 700 metros até a escola, mesmo com chuva: "Minha mãe nunca me leva", resmunga, apontando com nariz para o Mercedes-Benz de Mel, no pátio. A mãe se defende dizendo que "desde que começou o rolo" vai caminhando com a filha na escola, "só por precaução".
 

Merenda

Em relação à merenda escolar, Isa se solta e torce o nariz. Ela critica a comida da escola desde seus primeiros 'posts'
A agenda dela a curto prazo inclui viagens para Bahia, Pernambuco e São Paulo, mas os pais, superprotetores, fazem de tudo para não alterar a rotina escolar.
 
Depois de seu exemplo, estudantes por todo o Brasil criaram também seus diários de classe. Isadora acompanha as iniciativas e dá um conselho sério para quem quiser fazer denúncias contra outras escolas: "Tem que ter certeza do que está escrevendo e usar fotos para comprovar".
 
Ela vê seu Diário como jornalismo e diz que quando crescer vai seguir a carreira - e o jornal que contratá-la que se cuide.