Topo

Enem 2012: Nota de redação fica disponível durante teste

Do UOL, em São Paulo

27/12/2012 17h08Atualizada em 27/12/2012 18h54

Os inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 puderam visualizar os resultados da prova de redação na tarde desta quinta-feira (27). A reportagem do UOL conseguiu consultar a nota de um repórter que fez o Enem por volta de 16h30. Cerca de 15 minutos depois, a nota não estava mais disponível no site do Inep.

A consulta foi feita pelo site www.sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, pela segunda opção que pedia o número de inscrição e a senha. Não era possível conferir o resultado só com o CPF. 

Os internautas já comentavam o assunto nas redes sociais pelo menos desde 16h. O vazamento da nota da redação virou um dos assuntos mais comentados do Twitter (Trendings Topics #ENEM), por volta das 16h30. 

Segundo a assessoria de imprensa do MEC (Ministério da Educação), as notas ficaram no ar por cerca de 20 minutos e apenas alguns candidatos conseguiram acessar a nota -- isso aconteceu durante a homologação do sistema. A homologação é uma das etapas finais antes de colocar sistemas ou novas páginas no ar, em que se fazem testes para saber se os mecanismos estão funcionando como deveriam.

O MEC descarta invasão do site, como cogitaram alguns internautas. O MEC reafirmou que as notas do Enem 2012 serão divulgadas no dia 28 de dezembro, conforme a previsão inicial.

A candidata a uma vaga de medicina Bruna Felix de Almeida, 19, foi uma das pessoas inscritas que conseguiu ver a nota da redação. A menina, por e-mail, disse que ficou feliz com a nota pois era bastante alta. No entanto, ela ficou apreensiva por não ter certeza de que esse resultado é realmente o seu. Por isso, ela só quer "anunciar o resultado" quando o Inep soltar o resultado oficial.

Enem 2012

Com os resultados do Enem, os inscritos poderão concorrer a vagas nas universidades federais que integram o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas do Prouni (Programa Universidade para Todos), a financiamentos do Fies (Programa de Financiamento Estudantil), além de poder usar a nota em diversos processos seletivos.

O Enem 2012 teve recorde de inscritos, 5.791.290, e registrou abstenção de 27,9%. Ou seja, mais de 1,6 milhão de inscritos não foram fazer a prova. As provas aconteceram nos dias 3 e 4 de novembro. 

O exame teve uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, sábado, foram realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30.

No domingo, aconteceram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30.