Topo

Aluna pode ter visão comprometida depois de trote em escola no RS

Isabela Hartmann Rost, 14, corre o risco de ter a visão do olho direito comprometida depois de ser vítima de um trote na frente da escola - Mauro Vieira/Agência RBS
Isabela Hartmann Rost, 14, corre o risco de ter a visão do olho direito comprometida depois de ser vítima de um trote na frente da escola Imagem: Mauro Vieira/Agência RBS

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

14/03/2013 12h20Atualizada em 14/03/2013 16h01

Uma menina de 14 anos corre o risco de ter a visão do olho direito comprometida depois de ser vítima de um trote na frente de uma escola particular, em Porto Alegre. Por volta do meio dia da quinta-feira passada (7), Isabela Hartmann Rost deixava o colégio Anchieta, um dos mais tradicionais da cidade, quando foi acertada no rosto com um ovo.

A menina, aluna do primeiro ano, estava entrando no carro do pai quando um aluno do terceiro ano da instituição a surpreendeu. Imediatamente, sua visão escureceu e ela se desesperou. A estudante foi levada ao Banco de Olhos, onde teve o olho limpo e medicado.

Mais sobre trotes

  • Alunos da USP São Carlos que ficaram pelados em trote são indiciados pela polícia

Conforme os médicos, o ferimento pode virar catarata ou glaucoma. Dessa maneira, é indispensável a colocação de colírios especiais ao longo do dia e o controle da pressão intraocular. Ela também pode ter que fazer uma cirurgia de emergência devido o aumento da pressão.

Após o ataque, o caso de Isabela ganhou as redes sociais através de relatos de sua mãe, a funcionária pública Cláudia Hartmann. Entretanto, no mesmo Facebook pelo qual a menina recebe inúmeras mensagens de apoio, há comentários que fazem chacota do ocorrido.

"Hahahahaha, a cena mais linda", publicou o jovem que se auto intitula o autor da agressão.

Com o auxilio da mãe, Isabela publicou: “Eu não acho esses trotes uma atitude legal, e sei que por ter essa opinião muitos poderão vir me chamar de chata, careta. A minha visão piorou, porque estou com o olho bem inflamado. Ainda tem o risco de descolamento de retina tardio”.

Procurado, o colégio Anchieta se manifestou por meio de nota: "Diante do episódio ocorrido entre um aluno e uma aluna, o Colégio Anchieta está tomando as providências preconizadas pelo Regimento Interno. O fato, sem dúvida, é profundamente lamentável e tal comportamento não pode ser aceito. Infelizmente, o controle absoluto, por vezes, é impossível, sobretudo, ocorrendo em via pública. O Anchieta, conforme dito acima, está analisando o episódio internamente e a partir da sua proposta de convivência escolar, que se caracteriza por um adequado comportamento social, ouvindo as partes interessadas. Agredir um colega sempre é um desrespeito aos princípios da convivência humana em qualquer lugar".