Copa das Confederações: 15 redes estaduais terão aula normalmente

Lucas Rodrigues e Suellen Smosinski
Do UOL, em São Paulo

Durante a Copa das Confederações, que será realizada em junho, no Brasil, alunos de pelo menos 15 redes estaduais de educação terão aulas normalmente, inclusive nos dias de jogos do Brasil. Com relação à Copa do Mundo de 2014, que também será realizada no país, apenas três Estados já se posicionaram e informaram que irão paralisar as atividades nos jogos da seleção brasileira.

O levantamento foi feito pelo UOL junto com as secretarias de educação de todos os Estados brasileiros. Das 27 secretarias estaduais procuradas pela reportagem desde o final de março, apenas cinco não responderam aos questionamentos: Amapá, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Amazonas

As seguintes unidades da federação irão sediar jogos das duas competições: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro. Já Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná e Mato Grosso terão jogos apenas da Copa do Mundo.

Copa das Confederações

A Copa das Confederações será realizada entre os dias 15 e 30 de junho, com jogos às 13h, 16h e 19h.

Mesmo com a proximidade da competição, Estados como Ceará, Pará e Paraíba ainda não sabem informar se haverá aula ou não nos dias de jogos. O Pará estuda suspender as atividades escolares nos dias em que a seleção brasileira entrar em campo.

Os alunos das rede estadual de Sergipe serão dispensados nos jogos do Brasil. Em Minas Gerais, os estudantes não terão aulas nos dias de jogos no Estado. No Tocantins e em Alagoas, cada escola poderá decidir se dispensa os estudantes ou não. 

Na Bahia, o recesso do meio de ano será entre os dias 22 de junho e 2 de julho, sendo assim, os alunos estarão de férias no final da competição. Antes do recesso, porém, os estudantes não serão dispensados nos dias de jogos.
 

Funcionamento das redes estaduais durante eventos esportivos

UF Copa das Confederações Copa do Mundo Sede
AC Aula normal Planejam férias de 30 dias durante o evento Não
AL Escolas poderão suspender aulas nos jogos do Brasil Calendário ainda não foi definido Não
AM Sem resposta Sem resposta Copa do Mundo
AP Sem resposta Sem resposta Não
BA Aula normal (recesso a partir de 22/6) Calendário ainda não foi definido Copa das Confederações e Copa do Mundo
CE Ainda não foi definido se haverá aula Calendário ainda não foi definido Copa das Confederações e Copa do Mundo
DF Aula normal Calendário ainda não foi definido Copa das Confederações e Copa do Mundo
ES Aula normal Calendário ainda não foi definido Não
GO Aula normal Calendário ainda não foi definido Não
MA Aula normal (podem ser feitos ajustes, mas sem interferir no calendário escolar) Calendário ainda não foi definido Não
MG Não haverá aulas nos dias de jogos no Estado Calendário ainda não foi definido Copa das Confederações e Copa do Mundo
MS Aula normal Calendário ainda não foi definido Não
MT Aula normal Calendário ainda não foi definido Copa do Mundo
PA Estuda suspender aulas nos dias de jogos do Brasil Estuda suspender aulas nos dias de jogos da seleção brasileira Não
PB Ainda não foi definido se haverá aula Não haverá aulas nos dias de jogos do Brasil Não
PE Sem resposta Sem resposta Copa das Confederações e Copa do Mundo
PI Sem resposta Sem resposta Não
PR Aula normal Calendário ainda não foi definido Copa do Mundo
RJ Aula normal Calendário ainda não foi definido Copa das Confederações e Copa do Mundo
RN Aula normal Calendário ainda não foi definido Copa do Mundo
RO Sem resposta Sem resposta Não
RR Aula normal Estuda antecipar o início das aulas e o recesso escolar Não
RS Aula normal Calendário ainda não foi definido (as escolas poderão instalar telões em suas dependências, reduzir o horário ou suspender as aulas) Copa do Mundo
SC Aula normal Calendário ainda não foi definido Não
SE Não haverá aulas nos dias de jogo do Brasil Não haverá aulas nos dias de jogo do Brasil Não
SP Aula normal Calendário ainda não foi definido Copa do Mundo
TO Decisão de cada escola Calendário ainda não foi definido Não
  • Fonte: Secretarias estaduais de educação

Copa do Mundo

A Lei Geral da Copa definiu que todas as escolas deveriam dar férias aos alunos durante os 31 dias de jogos, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. O texto gerou polêmica, pois, segundo o CNE (Conselho Nacional de Educação), ficaria difícil para as redes cumprirem os 200 dias letivos previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Em março deste ano, o MEC (Ministério da Educação) publicou uma portaria em que recomenda que as redes ajustem o calendário de aula durante o período do evento, especialmente nos locais que terão jogos, mas sem a obrigação de parar as atividades durante toda a competição.

Até agora, apenas o Acre decidiu dar férias para os alunos durante os jogos. Segundo o diretor de ensino da secretaria de educação e esporte, Josenir Calixto, o planejamento do órgão é de dar férias de 30 dias para os alunos no período da Copa do Mundo.

Paraíba e Sergipe irão suspender as aulas nos dias de jogos da seleção brasileira.

No Pará, a secretaria informou que estuda a possibilidade de suspender as aulas nos jogos do Brasil. O Estado de Roraima avalia a possibilidade de antecipar o início das aulas e o recesso escolar.

A secretaria de educação do Rio Grande do Sul informou que nos dias de jogos do Brasil e jogos no Estado as escolas poderão instalar telões em suas dependências, reduzir o horário ou suspender as aulas. O Tocantins também estuda uma programação diferenciada nas escolas durante os jogos ou a interrupção das aulas, de acordo com a decisão de cada gestor.

Os outros Estados ainda não definiram qual será o funcionamento das escolas durante a competição mundial. Segundo a maioria das secretarias de educação ouvidas pelo UOL, o calendário de 2014 será elaborado a partir da metade deste ano ou do começo do ano que vem. Os órgãos também ressaltam que todas as aulas que forem suspensas por conta da competição serão repostas. 

Últimas de Educação



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos