Topo

Protesto de professores estaduais ocupa todas as faixas da Paulista

Protesto de professores da rede estadual nesta sexta-feira (26) ocupa todas as faixas da avenida Paulista - Leandro Moraes/UOL
Protesto de professores da rede estadual nesta sexta-feira (26) ocupa todas as faixas da avenida Paulista Imagem: Leandro Moraes/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

26/04/2013 16h32

Um protesto de professores da rede estadual na tarde desta sexta-feira (26) ocupa todas as faixas da avenida Paulista, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A manifestação é organizada pela Apeoesp (sindicato dos professores do Estado de São Paulo). Segundo a PM (Polícia Militar), há cerca de 2.000 pessoas no local. 

Os professores da rede estadual estão em greve desde a última segunda-feira (22) e devem fazer assembleia hoje para decidirem se continuam ou não a paralisação. 

  • 7779
  • true
  • http://educacao.uol.com.br/enquetes/2013/04/19/voce-e-a-favor-ou-contra-a-greve-de-professores-da-rede-estadual-de-sp.js

Entre as reivindicações da categoria estão o aumento salarial de 36,74% e a implementação de uma lei nacional, que prevê que 33% da jornada de trabalho dos professores seja destinada à preparação de aulas e à formação continuada. A proposta de reajuste do governo, em projeto na Assembleia Legislativa, é de 8,1%.

Proposta

A Apeoesp se reuniu ontem com o secretário de educação Herman Voordwald. O secretário propôs avaliar no segundo semestre a possibilidade, de acordo com as condições econômicas, de mais um aumento salarial para os profissionais do magistério, afirmou a assessoria da pasta.

Segundo nota do sindicato, a Apeoesp pediu que o projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa contivesse um "novo percentual para outubro", mas o secretário se comprometeu apenas com conversas futuras. 

Paralisação

O sindicato afirma que a paralisação atingia 35% dos professores na quarta-feira (24). Já a secretaria afirma que o registro de faltas foi de apenas 7,3% dos docentes. 

A Apeoesp fará uma nova assembleia na tarde desta sexta-feira (26), às 14 horas, na avenida Paulista.