Topo

Aplicativos gratuitos ajudam na preparação para Exame da OAB

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

09/05/2013 06h00Atualizada em 09/05/2013 10h07

Os candidatos que se preparam para o Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) já estão acostumados com a pilha de livros e apostilas necessários para absorver o conteúdo exigido pela prova. Mas que tal otimizar os estudos utilizando smartphones ou tablets?

Segundo o professor da rede LFG, Felipe Lima, o uso dos aplicativos (apps) facilita o treino do candidato. “Ele consegue um melhor gerenciamento do tempo e ganha mais agilidade na preparação. Ele pode fazer isso em qualquer lugar, na rua, no trânsito”, afirma. 

Vale lembrar que de forma alguma o candidato deve estudar apenas com os apps, ressalta Lima. “Eles são acessórios importantes, mas é fundamental que ele tenha o acompanhamento de livros, doutrina, legislação etc.”

Confira a seguir alguns aplicativos gratuitos relacionados ao Exame de Ordem Unificado. Neles, o candidato pode treinar com as provas anteriores, planejar a rotina de estudos e ainda acompanhar seu desempenho.

  • App Passei! OAB

    Disponível para produtos da Apple, o aplicativo divide suas questões por disciplina, onde é possível acessá-las individualmente. Além disso, permite que o usuário escreva comentários em cada questão. A versão gratuita possui 80 itens cadastrados.
  • Prova da OAB

    De acordo com a descrição na loja de aplicativos do Google, o Prova da OAB Lite é um aplicativo de degustação da versão paga (R$ 2,04). Ele tem 50 questões (dentro das 950 do app completo) para treinamento para o Exame da OAB. 
  • Provas da OAB

    O aplicativo possui mais de 750 questões de exames anteriores cadastradas e permite que o usuário acompanhe seu desempenho.

    “É possível ainda criar uma prova com questões aleatórias de todas as outras provas ou de disciplinas específicas, criando assim um novo desafio. A quantidade de questões e as provas a serem utilizadas é você que determina”, informa a descrição publicada na loja de aplicativos do Google.

  • Questões OAB Lite

    O aplicativo permite a escolha do ano da prova e a quantidade de questões das provas anteriores a serem respondidas, conforme a sua disponibilidade de tempo. O usuário pode ainda compartilhar seu desempenho nas redes sociais e e-mails.
  • Simulado FMU para prova da OAB - Apple/Google

    Com mais de 700 questões de provas anteriores, o aplicativo pode ser instalado em smartphones e tablets da Apple e do Google.  Ao final da prova, o usuário pode divulgar o resultado no Facebook.