Topo

Criança é atropelada por caminhão que fazia transporte escolar no RN

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

30/07/2013 18h22

Um menino de sete anos foi atropelado por um caminhão “pau de arara” que fazia o transporte escolar de estudantes do Sítio Córrego, zona rural de Apodi (a 335 km de Natal), nesta terça-feira (30). A criança estava esperando o transporte para ir à escola quando tropeçou, caiu na estrada e foi atingida pelo caminhão.

Na hora do acidente haviam dezenas de alunos em cima da carroceria do caminhão. Nenhum deles sofreu ferimentos.

De acordo com o setor de enfermaria do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró (a 278 km de Natal), para onde o menino foi socorrido e está internado, ele sofreu fraturas na região do fêmur e bacia. Apesar da gravidade do acidente, o estudante não corre risco de morte. Ele não tem previsão de alta e deve se submeter a um procedimento cirúrgico.

Segundo a família do menino, é comum caminhões fazerem o transporte oferecido pela prefeitura de Apodi. O caminhão é adaptado para transportar alunos da zona rural para estudarem nas escolas municipais na cidade.

A mãe do aluno atropelado, Herlânia da Silva Borges, reclamou das condições precárias do transporte. “Graças a Deus meu filho está vivo, pois o caminhão passou por cima da barriga dele. Meu filho corre risco de se acidentar todos os dias que vai à escola porque vai na carroceria dos caminhões, que são velhos. Porque moramos na zona rural e ninguém vê as condições, a prefeitura faz o transporte dos alunos em cima de caminhões“, disse a mãe do menino, em entrevista ao UOL por telefone.

A prefeitura de Apodi reconheceu que o transporte de alunos nas regiões de difícil acesso é feito por caminhões. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, seis caminhões são usados para o transporte de estudantes que moram na zona rural.

Segundo a prefeitura, a contratação de caminhões para levarem os alunos da rede municipal de ensino ocorreu porque proprietários de ônibus não se interessam em prestar o serviço.

A Secretaria Municipal de Educação informou que existe um projeto para acabar com o transporte de alunos em caminhões pau de arara, porém ainda não foi executado devido a trâmites burocráticos. A prefeitura afirmou que está ajudando a família da criança atropelada.