Topo

Em SP, 12 mil conseguiram vaga em creche por ordem judicial em 2013

Marcelle Souza

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 14h04

Na cidade de São paulo, 12.071 crianças conseguiram suas vagas em creches públicas por meio de ordem judicial em 2013. O número representa um crescimento de 58% em relação a 2012, quando 7.632 vagas foram preenchidas por ordem judicial. 

A informação foi dada nesta quinta-feira (29) em apresentação do secretário municipal de Educação, Cesar Callegari, durante audiência pública no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Segundo o procurador-geral do município, Celso Coccaro, até hoje havia outras 3.280 ações que pediam vagas em creche só de 2013.

Veja também

  • Junior Lago/UOL

    Com fila de 127 mil crianças em SP, pais vão à Justiça pedir vaga em creche

A judicialização do problema de creches na capital tem sido a forma encontrada por pais para garantir uma vaga para seus filhos. Segundo a Defensoria Pública, cerca de 60 pais são atendidos diariamente com essa demanda.

Até junho, a fila na capital era de 127,4 mil crianças

Mais pobres primeiro

Em sua apresentação, Callegari reafirmou a ideia de criar uma fila social para facilitar o acesso dos mais pobres ao serviço. "Vamos priorizar o atendimento preferencial para pessoas com vulnerabilidade social", disse. 

Na ocasião, a Defensoria Pública cobrou da Prefeitura um cronograma para que seja implementado o plano da prefeitura de criação de 52 mil vagas novas, além de conveniadas.