Topo

Não há riscos para alunos e professores da USP Leste, diz Cetesb

Do UOL, em São Paulo

12/09/2013 19h56

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) se reuniu nesta quinta-feira (12) com professores, funcionários e o diretor Jorge Boueri para prestar esclarecimentos sobre a contaminação na área da USP Leste.

O campus foi autuado no dia 2 de agosto por descumprir exigências da Cetesb para acabar com a contaminação do solo.

Professores, funcionários e alunos estão em greve desde a terça-feira (10) por causa dos problemas ambientais da área.

Em nota, a companhia disse que o encontro desta quinta serviu para “tranquilizar a comunidade que estuda e frequenta aquele campus, alardeada nos últimos dias por causa de uma placa afixada indevidamente dentro da USP Leste, com logomarca da Cetesb e a informação, incorreta, de que a área estaria ‘interditada por conter contaminantes com risco à saúde’”.

Durante a reunião, a diretora Ana Cristina Pasini e o gerente do Departamento de Avaliação Ambiental de Projetos e Processos da Cetesb, Alfredo Rocca, disseram que não há riscos para as pessoas que trabalham e circulam pelo campus.

“O problema da contaminação se concentra no subsolo e, em função disso, há restrições ao uso da água subterrânea e ao contato direto com o solo nas áreas que ainda serão objeto de estudos complementares, de acordo com exigências já feitas pela agência ambiental”, disseram os representantes da Cetesb.

Uma nova reunião com a comunidade acadêmica da USP Leste esta marcada para a próxima quarta-feira (18).