Topo

Para atingir metas, MEC amplia programas de intercâmbio e de inglês

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília

03/10/2013 13h19

Para atingir metas estipuladas no lançamento de programas voltados ao ensino no exterior, o MEC (Ministério da Educação) anunciou que vai ampliar o público dos programas Ciência sem Fronteiras, de bolsas de intercâmbio, e o My English Online, curso de inglês oferecido à distância. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (3). 

Ciência sem Fronteiras

  • Reprodução

    Veja como participar do programa de bolsas

  • Sobram bolsas para brasileiros em Harvard e MIT

  • Portugal é suspenso do Ciência sem Fronteiras

Depois de conceder 53.552 bolsas da meta de 101 mil até o fim de 2014, o MEC abriu uma nova modalidade:  mestrado profissional. Serão concedidas bolsas nas áreas de engenharias, computação, tecnologia aeroespacial, petróleo, gás e carvão mineral, energia, biotecnologia e nanotecnologia. 

A medida atende a um pedido antigo das empresas. 

O primeiro edital, com 1.000 vagas de mestrado profissional, deve ser lançado em novembro deste ano. Em um primeiro momento, mestrados acadêmicos não vão ser inclusos no programa e todas as vagas de intercâmbio serão nos Estados Unidos. 

Das bolsas concedidas pelo programa até o momento, a maior parte delas são para estudantes de graduação (43.184). A segunda categoria com maior número de bolsas no exterior é doutorado, com a oferta para 5.155 estudantes.

O MEC também divulgou que, a partir do dia 14 de outubro, será lançado o novo edital do Ciências Sem Fronteiras. Ao todos, os estudantes vão poder concorrer a vagas de intercâmbio em 19 países da Europa, Ásia, Oceania e América do Norte.

Na coletiva de anúncios relacionados ao CsF, o ministro Aloizio Mercadante fez críticas à baixa oferta das bolsas no exterior por parte das empresas: “As empresas já deveriam ter concedido número maior de bolsas. Eram esperadas 12 mil bolsas até o momento”, disse.

O MEC não divulgou quantas bolsas foram fornecidas pelas empresas. 

Cursos a distância

Visando aumentar o número de inscritos no programa My English Online, serão distribuídas também para professores da rede pública e alunos do 3° ano do ensino médio. Até o momento, a inscrição era voltada apenas para alunos de graduação e pós-graduação.

Nesse caso, a meta do governo é chegar a 2 milhões de estudantes atendidos até 2014. Até agora, apenas 486.140 alunos se cadastraram para fazer o curso de inglês à distância.