Topo

Candidata de 60 anos considera primeiro dia do Enem 2013 tranquilo

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

26/10/2013 16h33

A técnica em enfermagem Ambrosina Idalina da Silva, 60, disse neste sábado (26), após participar do primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, que considerou a prova “tranquila”. Para a candidata, a motivação para entrar na faculdade vem da ideia de “pensar para frente”.

Ela fez a bateria de testes na PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica), localizada no bairro Coração Eucarístico, na região noroeste de Belo Horizonte. “Está chegando a hora da minha aposentadoria. Por isso, tenho de pensar para frente”, disse a candidata.

Segundo ela, que afirmou ter estudado por meio de apostilas compradas em bancas e por livros reunidos ao longo dos anos, o primeiro dia de teste não lhe exigiu muito. A candidata afirmou que vai tentar uma vaga no curso de pedagogia, mas não decidiu ainda em qual universidade vai tentar ser aceita.

Primeiro dia foi considerado “tranquilo” pela maioria

A opinião de Ambrosina sobre o primeiro dia de provas foi compartilhada por outros alunos ouvidos pelo UOL ao final da prova. O primeiro a deixar o campus foi Diogo Eustáquio, 29. O candidato disse não ter encontrado dificuldade em fazer as provas.

“Eu me dou, numa escala de zero a dez, um sete pela minha participação no primeiro dia”, disse ele, que pretende cursar engenharia civil, mas sem precisar a universidade onde quer ingressar. “A prova de humanas estava de boa. As provas de exatas estavam mais puxadas, mas deu para fazer bem”, disse.

Bruno Malta, 19, foi outro candidato que afirmou ter considerado “tranquilo” o sábado de provas do Enem. Ele também tenta uma vaga no curso de engenharia civil.

Fernanda Barbieri, 21, não destoou dos colegas e disse ter encontrado facilidade na hora de resolver as questões. Ela pretende conseguir uma bolsa para obtenção de desconto na mensalidade do curso de administração no qual está matriculada no 4º período.

Já Caroline Bianca, 20, apesar de ter considerado os enunciados das questões “grandes e cansativos”, disse ter se saído bem no exame.

No entanto, a candidata Flávia Abranches, 17, discordou dos demais e afirmou que o primeiro dia foi “difícil e chato”. “As provas estavam abrangendo muito conteúdo. Como estou no 3º ano (do ensino médio), eu foquei neste período, mas as questões cobravam conhecimento muito anterior do período em que me encontro”, explicou a candidata a uma cadeira no curso de publicidade.

Os candidatos ouvidos pelo UOL começaram a sair por volta das 15h03 e não relataram ter encontrado erros de impressão nas provas ou no gabarito, bem como disseram não ter sido alertados pelos fiscais nesse sentido.