Enem 2013: Tema da redação foi mais fácil que o do ano passado, dizem professores

Do UOL, em São Paulo

Enem 2013 pelo Brasil
Enem 2013 pelo Brasil

Os professores de redação de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo UOL afirmam que os candidatos não devem ter dificuldades de fazer a redação deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O tema é "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil".

"Esse não foi um dos temas mais discutidos este ano, não era uma das apostas, mas é bem a cara do Enem, com um apelo de cidadania muito forte. A princípio, é um tema mais fácil que do ano passado", disse o professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante. Em 2012, o tema foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".

Veja como foi o Enem 2013

  • Reprodução

    Candidatos publicam fotos do Enem em redes sociais; MEC elimina 24 alunos

  • Eduardo Valente/Futura Press

    Lei seca no Brasil é tema de redação do Enem 2013

  • Danilo Verpa/Folhapress

    Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013

De acordo com o professor, o exame deste ano esperava que o candidato tivesse um posicionamento consciente, que defendesse a responsabilidade pessoal e social do motorista.

"É uma proposta previsível, de cunho concreto e social, que permite ao candidato fazer várias abordagens. Ele poderia apontar bons resultados da lei e fazer projeções de melhorias", disse a professora Ana Cláudia Spirlandelli, do Poliedro.

Entre as possíveis propostas de intervenção, a professora diz que os alunos poderiam destacar a importância de ações educativas para melhorar os resultados da lei, sugerir leis ainda mais duras e fiscalizações mais eficientes, ou ainda destacar a manutenção de ações que já deram certo.

Os dois professores disseram que o tema não foi difícil, porque a Lei Seca foi um tema amplamente discutido em sala de aula, neste e em anos anteriores, e que fez parte do cotidiano dos estudantes.

Correção

Este ano, a redação terá correção mais rigorosa. Após textos com hino de time e receita de macarrão no ano passado, o MEC (Ministério da Educação) prometeu que redações com gracinhas e com trechos desconexos receberão zero

A correção também será mais exigente em relação a erros de ortografia, que serão aceitos como excepcionais e sem reincidência. Em 2012, candidatos que escreveram "trousse" e "enchergar" em seus textos receberam nota máxima (1.000). 

Os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL a partir das 19h30 (horário de Brasília. Confira a correção comentada do 1° dia.

Primeiro dia de prova

No sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. O primeiro dia de provas do Enem 2013 teve questões sobre reforma agrária, protestos na Europa em 2011 e território palestino

Durante a prova, candidatos voltaram a publicar fotos do Enem em redes sociais, como já havia acontecido ano passado. O MEC anunciou que 24 estudantes foram eliminados do exame por esse motivo.

Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013
Veja os candidatos que chegaram atrasados nas provas do Enem 2013

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos