Conae 2014 será após eleições; evento previa discussão do PNE
O FNE (Fórum Nacional de Educação) comunicou no começo da tarde desta sexta (24) que a Conae (Conferência Nacional de Educação) será adiada para o mês de novembro, entre 19 e 23 de novembro. A conferência estava programada para o final a segunda quinzena de fevereiro, entre os dias 17 e 21.
Segundo nota do FNE, o adiamento se deve a uma "decisão administrativa" do MEC. A decisão do MEC (Ministério da Educação) foi informada ao FNE a menos de um mês do evento.
Em nota, o FNE, lamenta o adiamento. Assina a nota o coordenador do FNE, Francisco das Chagas Fernandes. 23 entidades estiveram presentes à reunião.
Segundo o MEC, "o evento ganhou uma grande dimensão" - o que impossibilitou a pasta de manter "o padrão de austeridade que o MEC destina a todas as suas ações e eventos". Por meio de sua assessoria de imprensa, o ministério aponta que "não há prazo hábil para uma nova licitação" e que "a única opção viável foi o adiamento".
PNE
A Conae vinha sendo preparada pelos integrantes do FNE durante o ano de 2013 por meio de diversas conferências regionais. Em 2010, quando a primeira Conae foi realizada, a expectativa era de que a edição de 2014 avaliasse a implantação do PNE (Plano Nacional de Educação). Três anos depois, o PNE ainda tramita no Congresso e ainda nem é lei.
"É um absurdo", comenta Daniel Cara, coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação) e colunista do UOL. Em sua última coluna, Cara havia destacado a importância da Conae de 2014, como "oportunidade para os delegados expressarem suas preferências entre as versões da Câmara dos Deputados e do Senado Federal".
"A mobilização para a aprovação do PNE não diminui por conta do adiamento da Conae", diz Cleuza Repulho, presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que também participa do FNE. "O PNE é tão importante que os esforços estarão redobrados [até a aprovação no Congresso]."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.