Topo

A uma semana da volta às aulas, USP Leste não sabe onde irá receber alunos

Do UOL, em São Paulo

10/02/2014 15h57Atualizada em 19/03/2014 08h59

O início das aulas do primeiro semestre de 2014 na USP (Universidade de São Paulo) está marcado para a próxima segunda-feira (17), porém os alunos da EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), conhecida como USP Leste, ainda não sabem onde serão ministradas as aulas. 

O campus está interditado desde janeiro devido a uma decisão judicial por causa de problemas como contaminação do solo e a presença de gás metano no local. No final do ano passado, alunos e professores também tiveram que conviver com problemas na qualidade da água e infestação de ácaros de pombo

Segundo a assessoria de imprensa da EACH, a universidade está empenhada no sentido de trabalhar na resolução dos problemas ambientais do campus USP Leste para que as atividades sejam retomadas o mais breve possível e em segurança.

"Ainda trabalha-se na perspectiva de seguir o calendário oficial da USP [início das aulas dia 17 de fevereiro]. Caso a interdição permaneça, um novo local ainda não foi definido, mas a Reitoria também está trabalhando  neste sentido", informou a assessoria em nota.

De acordo com reportagem publicada hoje na Folha de S. Paulo, as aulas podem ser transferidas para Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) da região

Ainda segundo a assessoria da unidade, o calendário letivo de 2013 já foi concluído e todas as aulas já foram repostas -- no ano passado, os alunos fizeram uma greve que durou 50 dias. Após a interdição, os estudantes da USP Leste tiveram aulas de reposição na sede do Instituto de Psicologia, no Butantã. 

Matrículas

Os calouros da USP Leste devem realizar a matrícula presencial nos dias 12 e 13 de fevereiro na Faculdade de Saúde Pública da USP. No ato da matrícula, eles deverão receber informações sobre o início das aulas. A USP também orienta os estudantes a buscarem informações atualizadas no site da instituição

A EACH tem aproximadamente 4.500 alunos. Cada ano 1.020 estudantes ingressam na unidade por meio do vestibular da Fuvest.