Topo

USP cai em ranking mundial de reputação acadêmica

Do UOL, em São Paulo

05/03/2014 18h24

A Universidade de São Paulo é a única brasileira entre as 100 instituições com a melhor reputação acadêmica do mundo. O ranking Times Higher Education 2014 foi divulgado nesta quarta-feira (5).

VEJA TAMBÉM

  • USP aparece entre as 50 melhores do mundo em sete áreas de estudo

  • QS: Unicamp é a 15ª entre as melhores universidades com menos de 50 anos

Apesar de continuar entre as 100 melhores, a USP caiu posições em relação ao ano passado. Em 2013, estava no grupo entre o 61º e o 70º lugar; neste ano, está entre a 81ª e 90ª posição.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, é a instituição mais bem avaliada, segundo o ranking.

Na lista das dez melhores, há oito americanas e duas britânicas. São elas: Universidade de Harvard (EUA), MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), Universidade Stanford (EUA), Universidade de Cambridge (Inglaterra), Universidade de Oxford (Inglaterra), Universidade da Califórnia – Berkeley (EUA), Universidade Princeton (EUA), Universidade Yale (EUA), Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), Universidade da Califórnia – Los Angeles (EUA).

A lista divulgada hoje é baseada em entrevistas realizadas entre março e maio de 2013 com 10.536 pesquisadores de 133 países. O objetivo é identificar quais são as 100 universidades com as marcas mais fortes no mundo.

O critério é subjetivo, mas o ranking defende que se trata de “opinião especializada considerado de alto nível”, “as pessoas em melhor posição para saber mais sobre a excelência em nossas universidades”.

Confira as mais bem avaliadas

POSIÇÃOINSTITUIÇÃOPAÍS
Universidade de HarvardEUA
MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)EUA
Universidade StanfordEUA
Universidade de CambridgeInglaterra
Universidade de OxfordInglaterra
Universidade da Califórnia – BerkeleyEUA
Universidade PrincetonEUA
Universidade YaleEUA
Instituto de Tecnologia da CalifórniaEUA
10ºUniversidade da Califórnia – Los AngelesEUA
81º-90ºUniversidade de São PauloBrasil