Topo

Escolas podem inscrever vídeos em festival de curtas até o dia 25

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 10h05

O MEC (Ministério da Educação) está com inscrições abertas até sexta-feira (25) para a segunda edição do prêmio Curta Histórias, promovido pela Secadi (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão).

O tema deste ano é "Personalidades Negras" e cada escola pública pode inscrever apenas um vídeo de no máximo um minuto de duração (sem contar os créditos). As imagens podem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras domésticas.

As equipes vencedoras serão premiadas da seguinte forma: um smartphone para cada aluno participante, um smartphone e uma câmera digital semiprofissional para cada professor e um data show, um DVD, uma câmera fotográfica semiprofissional e uma cinemateca para a escola ganhadora. O resultado deve ser divulgado em maio.

Primeira edição

Os vencedores da primeira edição foram “Lenda de Oxumaré”, “Igualdade” e "Ilumine-se". Em 2013, o tema foi "Africanidades Brasileiras” e  233 equipes de estudantes e professores de escolas públicas de todo o país participaram da seleção.

Criado por estudantes e educadores da Escola de Ensino Médio Dragão do Mar, de Fortaleza, “Lenda de Oxumaré” foi o vencedor do júri popular, com 3.353 votos. A comissão julgadora escolheu “Igualdade”, produzido na Escola Municipal Florestan Fernandes, de Belo Horizonte, e “Ilumine-se”, da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, do Rio de Janeiro.

“Bom pra quê?” foi o segundo colocado na votação pela internet e ganhou menção honrosa. O vídeo foi criado por estudantes da Escola Municipal Gracy Vianna Lage, de Belo Horizonte.

A Lenda de Oxumaré

Ilumine-se

Igualdade

Bom pra quê?