Topo

Paes determina que alunos cantem "Cidade Maravilhosa" uma vez por semana

Do UOL, no Rio

23/05/2014 11h29

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), publicou na edição de quinta-feira (22) do Diário Oficial um decreto que determina que os alunos das escolas da rede municipal cantem o hino oficial da cidade, "Cidade Maravilhosa", uma vez por semana. A cerimônia deverá ser acompanhada do hasteamento da bandeira da capital fluminense.

A medida faz parte do Programa de Valorização da Memória e da Cultura Popular Carioca, o "Pró-Carioca", criado em face dos preparativos da gestão municipal para a comemoração dos 450 anos do Rio --no dia 1º de março do ano que vem. A medida não estabelece um prazo para que as escolas se adaptem e passem a respeitar a nova regra.

"A Secretaria Municipal de Educação incentivará o desenvolvimento de trabalhos pedagógicos e ações alusivas à história da cidade, à cultura popular carioca, a seus personagens e a suas manifestações artísticas, especialmente no período das comemorações da fundação dos 450 anos da cidade", diz o artigo 6º do decreto.

As repartições públicas municipais também estão no escopo da nova regra. Em parágrafo único, Paes determina que todas as repartições devem apresentar, sempre que possível, a bandeira da cidade hasteada.

Ouça a música que se tornou o hino oficial da cidade do Rio de Janeiro

"Cidade Maravilhosa" é uma marchinha composta por André Filho e Silva Sobreira para o Carnaval de 1935. Na gravação original, em 1934, a música foi cantada pela irmã de Carmen Miranda, Aurora Miranda. Posteriormente, a própria Carmen viria a gravar a música, que se tornou um grande sucesso na voz da "Pequena Notável".