Topo

Inglês sem Fronteiras oferece 9 mil vagas em cursos presenciais

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 20h10

O Programa Inglês sem Fronteiras recebe inscrições para cursos presenciais a partir de hoje (31). São oferecidas cerca de 9 mil vagas em cursos ministrados em universidades federais. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet e terminam às 12h do dia 8 de agosto.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ser:

  • alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais credenciadas como NucLi (Núcleo de Línguas);
  • alunos participantes e ativos no curso My English Online, cujas inscrições tenham sido validadas com até 48 horas de antecedência à inscrição junto ao NucLi;
  • alunos que tenham concluído até 90% do total de créditos de seu curso. 

Terão prioridade os candidatos que sejam alunos de graduação de cursos das áreas do programa Ciência sem Fronteiras, que tenham feito a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 com média superior a 600 pontos, incluindo a redação, e que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso. Por último, bolsistas ou ex-bolsistas do programa de iniciação científica de qualquer curso de graduação.

As aulas começam no dia 18 de agosto. A carga horária presencial estabelece quatro aulas de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada. Os cursos terão a duração mínima de 30 dias e máxima de 120.

O programa

O Inglês sem Fronteiras surgiu para suprir a carência do ensino da língua inglesa no país, que levou muitos estudantes a escolherem Portugal como destino no Ciência sem Fronteiras. Até 2012, um em cada cinco estudantes que participaram do programa optou por cursar parte do ensino superior em uma instituição lusitana. Em uma medida extrema, o governo suspendeu, no ano passado, a parceria com o país.