Topo

É da área de humanas? Veja programas de bolsas em cinco países

Bruna Souza Cruz

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 06h00Atualizada em 03/12/2014 17h56

Se você é da área de humanas e deseja fazer uma pós-graduação no exterior, o momento para tentar uma bolsa de estudos pode ser agora. Muitas universidades aproveitam o final do ano para iniciar os processos seletivos.

E para ajudar os futuros intercambistas, o UOL separou alguns programas de bolsas disponíveis em cinco países. A Holanda é o lugar com o maior número de iniciativas. Ao todo, são 54 opções em cursos como direito, comunicação, direitos humanos e turismo. Bolsas de estudos na França, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos também fazem parte da lista.

É preciso ficar atento, pois, em alguns programas, o candidato deve entrar em contato diretamente com as universidades pretendidas até o final deste ano. Então, se organize e boa sorte.

Holanda

Holanda - Marcel Vincenti/UOL - Marcel Vincenti/UOL
Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Orange Tulip Scholarship Brazil - bolsa exclusiva para brasileiros administrada pelo Nuffic Neso Brazil, instituição que visa promover o ensino superior holandês no Brasil. Ao todo, 29 programas de bolsas aceitam estudantes nas áreas de humanas em cursos como direito, comunicação, artes, sociologia, direitos humanos, ciências políticas e turismo. Estão entre os benefícios oferecidos a isenção da anuidade ou descontos parciais. Algumas universidades oferecem ainda ajuda de custo de até 450 euros por mês. O início das aulas na Holanda é em setembro de 2015.

As inscrições estão abertas até 01 de abril de 2015, mas é recomendado que sejam feitas até o final desse ano.

Requisitos: variam de acordo com o programa, mas é fundamental ser brasileiro; não possuir vinculo profissional na Holanda; possuir certificado de proficiência em inglês; bom desempenho acadêmico e diploma; histórico escolar traduzidos para o inglês por tradutor juramentado.

Mais informações clique aqui.

***

Bolsas institucionais das universidades holandesas 25 programas de bolsas estão disponíveis para a área de humanas. Entre os cursos contemplados estão: artes, direito, turismo, ciências sociais, educação e ciências humanas em geral. O prazo de inscrição varia conforme cada instituição de ensino.

Requisitos: variam também de acordo com o programa, mas é fundamental possuir certificado de proficiência em inglês; bom desempenho acadêmico; diploma e histórico escolar traduzidos para o inglês por um tradutor juramentado.

Faça uma busca das universidades holandesas que oferecem bolsas aqui.

França 
França - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Bolsa Victor Hugo - a oportunidade é um auxílio concedido pela UFC (Université de Franche-Comté). A bolsa oferece um ano de estudos em mestrado ou doutorado na universidade, isenção da taxa anual da formação, alimentação e residência universitária e formação intensiva de língua francesa com a duração de dois meses.

As áreas contempladas para o nível de mestrado são ciências da linguagem; língua estrangeira aplicada; letras, artes, humanidades e teatro; línguas e culturas estrangeiras; filosofia; geografia e meio ambiente; psicologia; história antiga, medieval, territórios e ambientes do passado; administração; ciências e técnicas das atividades físicas e esportivas; economia; economia e gestão; administração econômica e social. Para o doutorado, as áreas do programa são ciências humanas e sociais, jurídica, linguística e literária.

Requisitos: idade máxima de até 35 anos; possuir diploma de graduação;
 
A previsão de lançamento do edital para a bolsa é janeiro de 2015. Os interessados devem clicar aqui.

***

Bolsa Eiffel - o programa para mestrado e doutorado oferece 1.181 euros por mês, passagem aérea, despesas de alocação e possível formação linguística de dois meses. As áreas contempladas são direito; administração, gestão, economia; ciências políticas e relações internacionais.

Requisitos: idade limite de até 30 anos; perfil de excelência.

Para concorrer, os interessados deverão contatar diretamente a universidade pretendida, que pode estabelecer o próprio prazo para receber os pedidos. Geralmente, elas aceitam os dossiês até fim da primeira quinzena de dezembro, mas é necessário conferir com a instituição. Após receberem as inscrições, as universidades devem apresentar as candidaturas ao Campus France Paris até 9 de janeiro de 2015. Os resultados devem ser divulgação na semana de 23 de março de 2015.

***

Bolsa regional Master Ilê-de-France - a bolsa é destinada aos estudantes que desejam fazer mestrado na região de Ilê-de-France, onde Paris está situada. Os interessados devem verificar com a universidade francesa pretendida qual a data limite de apresentação da candidatura, pois será a instituição francesa de ensino a responsável pela indicação do estudante à comissão de seleção da região. A bolsa oferece um montante de 10.500 euros e acomodação em residência universitária

Requisitos: idade máxima de 30 anos; perfil de excelência; prioridade para os residentes no Estado de São Paulo.

Saiba mais clicando aqui.

***

Bolsa Emile-Boutmy - bolsa criada para acolher estudantes internacionais não-europeus que queiram ingressar no collège universitaire [graduação] ou mestrado no Institut d’études politiques de Paris (Instituto de Estudos Políticos de Paris), mais conhecido como Sciences Po. A bolsa oferece uma porcentagem de isenção do custo anual da formação. As áreas de humanas contempladas são direito, história, ciências sociais, ciência política, relações Internacionais, comunicação, jornalismo, recursos humanos, administração e urbanismo.

Os interessados deverão entrar em contato direto com o Sciences Po para obter informações e encaminhar o dossiê de candidatura. O prazo para o collège universitaire termina em 2 de maio de 2015. Já para o mestrado, a data final é 20 de março de 2015.

Mais informações acesse aqui.

Alemanha
Alemanha - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

EPOS - desenvolvimento sustentável - o programa oferece por ano cerca de 280 bolsas de estudo de mestrado e doutorado distribuídas para candidatos vindos da Ásia, Oriente Médio, África e América Latina. Na área de humanas existem oportunidades para estudos de mídia, ciências sociais e educação. O prazo de inscrição varia de acordo com cada programa.

Requisitos: é imprescindível a comprovação de dois anos de experiência profissional, após a conclusão da graduação, relacionada ao tema do curso escolhido. Os interessados em fazer doutorado devem ter concluído o mestrado. Os demais cursos conferem o título internacional de mestre. 

Mais informações acesse aqui.

***

Programa de bolsas para cursos de políticas públicas e boa governança - cursos com duração média de dois anos, ministrados em inglês ou alemão. O programa inclui bolsa mensal, seguro-saúde, ajuda de custo para passagem aérea e curso preparatório de alemão. O público-alvo envolve jovens profissionais graduados em ciências sociais e políticas, economia, direito, administração pública e áreas afins.

Requisitos: graduação completa, rendimento acadêmico excelente, bons conhecimentos de inglês ou de alemão.

Para participar, os interessados devem enviar a documentação diretamente à universidade alemã pretendida, seguindo prazos determinados pelas instituições.

Mais informações veja aqui.

Bélgica
Bélgica - Eric Vidal/Reuters - Eric Vidal/Reuters
Imagem: Eric Vidal/Reuters

O programa VLIR-UOS - oferece oportunidades para estágio (sete vagas) e mestrado (15) na região de Flandres, na Bélgica. Existem bolsas para diversas áreas, entre elas estão: direitos humanos, audiovisual, globalização e desenvolvimento, governança e desenvolvimento. O prazo de inscrições varia conforme o curso pretendido, mas é recomendado enviar a candidatura até o início de 2015. As bolsas cobrem os custos de deslocamento, seguro saúde, alojamento e outros custos relacionados com o programa.

Requisitos: ter até 40 anos, para o programa de mestrado, e até 45, para o de estágio; proficiência no inglês e conhecer os critérios de admissão estabelecidos pela universidade.

Mais informações acesse aqui.

EUA e Europa 
EUA - J. Scott Applewhite/AP - J. Scott Applewhite/AP
Imagem: J. Scott Applewhite/AP

IBrasil - é um projeto financiado pela Comissão Europeia. As bolsas de estudos são concedidas para estudantes brasileiros e europeus entre os membros de Instituições de Ensino Superior da rede Ibrasil. As oportunidades estão disponíveis para alunos de graduação, doutorado e pós-doutorado nas áreas de humanas, como educação e treinamento de professores. A bolsa oferece mensalidade de 1.000 a 1.800 euros, de acordo com o nível de estudos; passagem aérea, cobertura do seguro-saúde. O prazo de inscrição termina em 18 de janeiro de 2015.

Requisitos: deve possuir nacionalidade brasileira; não ter residido, vivido ou realizado as atividades principais (estudos, trabalho etc) num país europeu por mais de 12 meses (no momento da candidatura) nos últimos 5 anos; não pode ter recebido uma bolsa Erasmus Mundus pelo mesmo tipo de mobilidade; estudantes de graduação devem ter completado pelo menos um ano de estudo em suas instituições de origem; ter conhecimento suficiente da língua de ensino na instituição de acolhimento ou de um dos idiomas falados no país de acolhimento.

Mais informações acesse aqui.

***

Fundação Estudar -  o programa brasileiro oferece bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação nos Estados Unidos e Europa. O objetivo é apoiar jovens com potencial a se tornarem líderes nas áreas de negócios, educação e comunicação. São oferecidas em média 30 bolsas de estudo anualmente. Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do programa de bolsas. As demais etapas serão realizadas no próximo ano.

Requisitos: estudantes que atuam ou desejam atuar na área empresarial, de empreendedorismo, terceiro setor, governo, ou acadêmica/científica; excelência acadêmica; ser brasileiro e ter idade entre 16 e 34 anos; deve estar matriculado ou em processo de aceitação de graduação no Brasil, graduação no exterior, intercâmbio acadêmico, mestrado, doutorado ou pós-doutorado no exterior.

Mais informações clique aqui.

***

Instituto Ling – oferece bolsas de estudo nos EUA e Europa para mestrados nas áreas de administração, administração pública, direito e jornalismo. As inscrições ocorrem anualmente de janeiro a abril.

Requisitos: o candidato precisa já ter sido aprovado para o mestrado, comprovar a necessidade de apoio financeiro e garantir que o curso para o qual foi aprovado seja um mestrado full time (tempo integral) e tenha excelência reconhecida.

Mais informações clique aqui.

***

Mestrado em Belas Artes: produção cinematográfica e formação de roteiristas– o edital do programa e as inscrições devem ser divulgados no primeiro semestre de 2015. Serão concedidas até três bolsas de estudos, oferecidas pela CAPES e pela Comissão Fulbright.

Requisitos:possuir nacionalidade brasileira, não cumulada com nacionalidade norte-americana; ter concluído curso superior; ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas e/ou audiovisuais; possuir certificado de proficiência em língua inglesa; residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

Veja mais informações aqui. (novos editais para doutorado e pós-doutorado nos EUA devem ser lançados em junho de 2015. Por isso, fiquem de olho)