Topo

Alunos ocupam reitoria da Federal de Juiz de Fora e cobram verba estudantil

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

20/05/2015 19h05

Alunos da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), situada na cidade de Juiz de Fora (278 km de Belo Horizonte) ocupam a reitoria da universidade desde a última segunda-feira (18) e reivindicam, principalmente, a retomada do repasse de verba das bolsas do Apoio Estudantil que teria sido cortado.

Conforme página criada no Facebook intitulada “#OcupaUFJF”, os organizadores do movimento pedem também mais moradias e apoio estudantis, melhoria na segurança na infraestrutura da universidade.

A decisão em ocupar a reitoria se deu após reunião feita entre os estudantes e representantes da universidade no dia 18. Uma ata foi produzida contendo o teor do encontro.

As discussões feitas entre os universitários que ocupam a reitoria estão sendo transmitidas pela internet.

Em nota, a assessoria da universidade informou que dirigentes da instituição escalados para a reunião com os alunos informaram a eles ter admitido “limitações e dificuldades, reconheceram falhas a corrigir e se comprometeram com avanços nas respostas até a próxima reunião acertada com os estudantes”, marcada para a próxima sexta-feira (22) e que contará com a presença do reitor Júlio Chebli.

Esse encontro, segundo a reitoria, terá como foco o apoio estudantil, meio-passe estudantil e segurança no campus.

Ainda de acordo com o texto, o pró-reitor Alexandre Zanini “comprometeu-se a estudar meios de remanejar mais verbas do orçamento de custeio para o orçamento do apoio estudantil”.

“A Administração Superior, reafirmando seu compromisso com a democracia, garante o direito de manifestação das e dos estudantes que neste momento estão ocupando o prédio da Reitoria’, finalizou a nota.