Topo

Em vídeo no Facebook, Richa diz que sindicato 'segue cartilha do PT'

Carlos Ohara

Do UOL, em Curitiba

28/05/2015 19h20

Através de um vídeo postado no seu perfil no Facebook na tarde desta quinta-feira (28), o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), fez um apelo aos professores da rede estadual em greve para que retornem às salas de aula e voltou a criticar a APP Sindicato, entidade que representa a categoria, que recusou a proposta apresentada ontem pelo governo oferecendo a reposição aproximada de 12% nos salários, referentes à inflação de 2014 e 2015.

"Estou convencido de que essa atitude ultrapassou a defesa dos interesses salariais dos professores e passou para o terreno da disputa política. A APP-Sindicato, todos sabem, segue a cartilha do PT e ao PT não interessa o diálogo, o entendimento. Interessa continuar a greve", criticou Richa. Se dirigindo aos professores, o tucano fez um apelo: "agora é hora de voltar para a sala de aula. É o que peço com sincera esperança de que este impasse termine o mais rápido possível. Temos crianças e jovens que estão sem aulas e sofrem um grande prejuízo em sua formação"

Na quarta-feira, após se reunir com deputados de sua base, Richa apresentou uma proposta com pagamento escalonado da inflação de 8,17% acumulada nos últimos 12 meses. O governo pretende pagar 3,45% em parcelas 1,15% nos meses de setembro, outubro e novembro. Este índice corresponde ao IPCA de maio a dezembro de 2014. Em janeiro de 2016, seria reposto o índice de 8,5%, referente à cálculos da inflação relativa à 2015. Richa defendeu a proposta apresentada."É uma proposta séria, no limite de nossas possibilidades, irrecusável nas circunstâncias da crise econômica que vive o Brasil."

A proposta não agradou os grevistas, que decidiram pela continuidade do movimento. A APP-Sindicato quer o pagamento integral da correção da inflação referente aos últimos 12 meses no índice de 8,17%, conforme cálculos do IPCA, a partir de 1º de maio, período da data-base da categoria. O projeto do governo propõe a antecipação da data-base 1º de janeiro, data em que seria realizada a revisão salarial com base nos índices do IPCA registrados no período de janeiro à dezembro deste ano. A entidade sindical diz que não há garantias de que o governo cumprirá a proposta já que na proposta apresentada, o reajuste estaria condicionado à disponibilidade orçamentária e financeira do Estado.

A greve dos professores no Paraná, que ocorre pela segunda vez no ano, completou um mês no dia 27, prejudicando o ano letivo de um milhão de alunos. No começo do ano, a paralisação atingiu quase 30 dias.

"Movimento é político, sim"

A diretora da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, disse que o vídeo postado por Richa é uma tentativa de confundir a população. "Não existe 12% de reajuste de forma alguma. O que está se propondo é burlar a lei, modificando a data-base. Na verdade, ele quer pagar no final deste ano a inflação de 2014 e só em janeiro a deste ano. Os servidores não acreditam mais neste governo. A única certeza que temos é que ele precisa pagar os 8,17% deste ano integralmente, caso contrário os servidores não retornam".

A sindicalista afirma que as críticas do governador à entidade, não tem encontram respaldo. "O movimento é político, sim. Lutamos por uma pauta de reivindicação. O que não existe é politicagem, como eles querem fazer crer".

Marlei disse que a categoria só voltará às salas de aula após o pagamento integral do índice de 8,17% e afirma que 80% dos professores continuam parados no estado. Para o governo, a paralisação atinge atualmente cerca de 50% dos professores.