Topo

Alunos ocupam reitoria da UFMA em protesto contra regulamento disciplinar

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

07/07/2015 19h47

Um grupo de alunos da UFMA (Universidade Federal do Maranhão), em São Luís, ocupou a reitoria no início da tarde desta terça-feira (07). Os estudantes, entre outras reivindicações, querem a revogação do Regulamento Disciplinar do Corpo Discente, aprovado pelo Conselho Universitário no dia 1º de julho.

O documento regula a conduta dos alunos dentro da universidade. O DCE (Diretório Central dos Estudantes) questiona algumas normas como a proibição de “provocar ou participar de atos de indisciplina ou outras manifestações que perturbem a ordem”.

“[O regulamento] vem ferir todos os direitos dos estudantes, principalmente o direito de se manifestar”, afirma Keila Santos, aluna de química e membro do DCE.

Os estudantes também reivindicam uma vaga, com direito a voto, no Conselho Universitário e a construção de restaurantes universitários em todos os campi.

Segundo o DCE, a reitoria cortou a água e a energia elétrica do prédio ocupado durante a tarde e ainda não começou a negociar com os estudantes. 

A reportagem entrou em contato com a UFMA, mas não obteve retorno até a última atualização deste texto.