Topo

Com novo recorde, Enem 2016 registra 9,2 milhões de inscritos

Do UOL, em São Paulo

23/05/2016 15h14Atualizada em 23/05/2016 16h13

O Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) registrou 9.276.328 inscritos, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (23). Em relação ao exame de 2015 (8.478.096 inscritos), a edição deste ano registrou alta de 9,4%.

"Essa é a segunda maior incidência de inscrições do exame desde a sua criação", destacou Maria Inês Fini, anunciada como nova presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). 

primeiro recorde aconteceu em 2014, quando o exame registrou 9.519.827 inscritos.

O número de inscrições ainda pode diminuir, já que os candidatos podem pagar a taxa, que é de R$ 68, até quarta-feira (25). 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, assegurou que o exame deste ano não sofrerá qualquer mudança financeira. "Nós garantimos que para a realização do Enem 2016 não haverá nenhuma restrição orçamentária que possa prejudicar a edição", disse ele. 

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo, serão os exames de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e redação.

Nos dois dias, as provas começam às 13h30 (horário de Brasília), com abertura dos portões às 12h.

Novidades 

Neste ano, o MEC lançou a plataforma “Hora do Enem”, com vídeos e material online gratuito para os alunos do ensino médio estudarem para o Enem. O conteúdo pode ser acessado no site http://horadoenem.mec.gov.br.

Os estudantes podem assistir às aulas das disciplinas em que eles precisam melhorar, por meio de uma biblioteca online, que recebeu o nome de "MECFlix". Além das aulas online, os alunos podem assistir a uma aula sobre Enem diariamente na TV Escola, às 18h.

O sistema também oferece simulados online, direcionados aos alunos que estão no 3º ano do ensino médio. O primeiro aconteceu no dia 30 de abril. Os próximos serão nos dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

O que é o Enem?

Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1998 com o objetivo de diagnosticar a qualidade do ensino médio no país. Em 2009, o exame ganhou uma nova função: selecionar ingressantes nos cursos superiores de faculdades e universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Também pode ser utilizado para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) ou para obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Candidatos interessados em cursos técnicos também poderão usar a nota para concorrer a vagas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Uma boa avaliação no Enem é também requisito para obter bolsa no Programa Ciência sem Fronteiras. O exame é usado ainda para certificação do ensino médio de estudantes maiores de 18 anos que não têm o documento.

É uma prova aplicada anualmente pelo MEC, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame é composto de 180 questões mais uma redação - ele é realizado em dois dias de prova, no segundo semestre.