Topo

Internautas fazem paródias sobre o Enem; assista

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/11/2016 19h08

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando e você já sabe: apesar de a prova ser coisa séria, também é preciso relaxar para alcançar um bom desempenho no exame.

Para ajudar a aliviar a tensão, diversas páginas e canais estão criando paródias sobre a verdadeira saga que é a preparação para a prova.

O bom humor aparece para falar sobre as distrações na hora dos estudos, o medo de não alcançar a nota de corte no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e até sobre o tempo de duração do exame, que pode chegar a mais de 4 horas. 

Desacelere

Na véspera do Enem, a dica é procurar descansar e dormir bem para evitar que o nervosismo atrapalhe o rendimento na prova. Você pode até estudar um pouco, mas nada de excessos para não chegar cansado na hora do exame.

"Precisamos comer bem, beber água, descansar. Já pensou chegar no dia da prova com sono? O Enem exige muito da gente [são 4h30 de prova no primeiro dia e 5h30 no segundo]", diz Jean Woolmay Denson Pierre, 20, que estuda no Cursinho Maximize, em São Paulo, para tentar passar em medicina.

Faça uma refeição leve no dia anterior e não se esqueça de separar o lanche para levar nos dias de prova. Você pode comer barras de cereal, sanduíches leves, chocolate, tomar um suco -- qualquer coisa que seja prática, rápida e leve.