Topo

PM que postou foto falando em "brincar com comunas" será investigado no DF

15.mai.2019 - PM posta foto antes de protesto na Esplanada dos Ministérios - Reprodução/Instagram
15.mai.2019 - PM posta foto antes de protesto na Esplanada dos Ministérios Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Nascimento*

Colaboração para o UOL, em Brasília

15/05/2019 17h19

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal determinou abertura de processo administrativo contra um policial militar que publicou hoje uma foto com o seguinte texto: "E vamos todos para o extra na Esplanada brincar com os comunas". O homem aparece dentro de um veículo que seguia para a Esplanada dos Ministérios, onde ocorreu uma marcha contra os cortes de verbas feitos na educação.

A foto foi publicada no perfil de uma pessoa identificada como Rodrigo Jardim, que é restrito a usuários que recebam permissão do proprietário. Na legenda, ele informa que é do 13º batalhão e também exalta o trabalho da Polícia Militar. Por nota, a corporação informou que a imagem chegou ao conhecimento da PM e está sendo analisada. O UOL tenta contato com o autor.

Já a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal disse que a postagem do policial militar não condiz com "o elevado padrão profissional da Polícia Militar do DF", além de contrariar normas de conduta preconizadas pela pasta.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF acionou a corregedoria da PM para apurar o caso.

"A publicação é grave ameaça aos direitos humanos e à liberdade de protesto, ambos garantidos pela Constituição Federal. Essa violação precisa ser investigada pelas autoridades competentes. Não vamos aceitar que essa conduta fique impune", disse o deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF), presidente da comissão.

Protesto termina com dois detidos

Em Brasília, manifestantes protestam contra cortes na educação

AFP

Nesta quarta-feira, segundo a PM, cerca de seis mil pessoas participaram da manifestação que começou pela manhã e foi encerrada por volta das 14h20. De acordo com Felix, o teor da publicação "é uma grave tentativa de intimidar os estudantes e de restringir o direito à opinião".

No fim do protesto de hoje, um pequeno grupo lançou um morteiro em direção a policiais militares, dando início a uma intensa correria. Alguns jovens tentaram se esconder na rodoviária do plano piloto e foram perseguidos pelos agentes. A Tropa de Choque também entrou em ação e chegou a deter um manifestante para revista.

Dois jovens ainda não identificados foram detidos pela PM e são suspeitos de terem lançado o rojão contra os policiais. Os dois detidos foram levados pela polícia para a delegacia da região.

* Com informações de Hanrrikson de Andrade, do UOL, em Brasília