Topo

Fuvest 2021: inscrições começam em 31 de agosto; saiba como fazer

Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo

Giorgia Cavicchioli

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/08/2020 04h00Atualizada em 31/08/2020 18h56

Resumo da notícia

  • Inscrições para concorrer a vaga na USP vão até outubro
  • Taxa para o vestibular custa R$ 182
  • Veja o calendários de provas e a lista de livros obrigatórios

As inscrições para a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), exame para entrar na USP (Universidade de São Paulo), começam na segunda-feira (31) e vão até o dia 23 de outubro de 2020. Todas as inscrições precisam ser feitas pela internet por meio do site www.fuvest.br. A seguir, você saberá tudo o que é preciso para fazer a inscrição e se preparar para o dia do exame da melhor forma.

Quanta custa a taxa de inscrição?

A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 182.

Como fazer a inscrição?

Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher um formulário de dados pessoais e criar uma senha de acesso. Depois, irá inserir uma foto de seu rosto para reconhecimento facial nos dias de prova. Em seguida, é preciso informar se o candidato tem alguma necessidade especial para fazer a prova —e incluir documentos que comprovem essa condição.

O próximo passo será optar pela modalidade da vaga em que irá concorrer (Ampla Concorrência, Escola Pública ou Pretos, Pardos e Indígenas). Depois, o candidato vai precisar escolher a carreira e os cursos em que tem interesse —é possível escolher até quatro cursos ordenando pela preferência— e o nível de escolaridade.

Na inscrição, também é preciso que seja assinalada a cidade na qual ele fará a prova. Ao final, a pessoa vai precisar responder a um questionário com 27 perguntas para que seja traçado o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos. Só então, o sistema vai gerar um boleto para o pagamento da taxa.

O que é órgão expedidor do RG?

É a instituição que emite um documento. Na maioria das vezes, esse órgão é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada estado. Mas há variações, como a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), no Rio de Janeiro.

Quais os tipos de vagas abertas?

Ao se inscrever no vestibular, o estudante poderá optar por uma de três modalidades de ingresso. O vestibulando vai concorrer apenas com outros candidatos que optaram pela mesma modalidade. São elas:

  • Ampla Concorrência (AC) - vagas para todos os candidatos, sem nenhum tipo de pré-requisito como exigência;
  • Escola Pública (EP) - vagas que são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras. O tipo de vaga não leva em conta a renda da família do estudante; e
  • Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) - vagas destinadas a candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. A renda também não é levada em consideração.

Como é a prova?

A Fuvest tem duas provas, divididas em duas fases. Na primeira fase, que vai acontecer no dia 10 de janeiro de 2021, será aplicada a prova de múltipla escolha. O estudante terá que responder a 90 questões sobre as disciplinas de biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (com algumas perguntas interdisciplinares).

As pessoas que passarem na primeira fase serão convocadas para fazer a segunda fase da prova. Ela é dividida em duas partes. A primeira acontecerá no dia 21 de fevereiro de 2021 e terá dez questões de português e uma redação. No dia 22 de fevereiro de 2021, acontece a segunda prova, em que serão feitas 12 perguntas de duas, três ou quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida pelo vestibulando.

Veja as principais datas do calendário da Fuvest

Inscrições - de 31 de agosto a 23 de outubro de 2020.

Prova da 1ª fase - 10 de janeiro de 2021.

Provas da 2ª fase - 21 e 22 de fevereiro de 2021.

Divulgação da 1ª chamada - 15 de março de 2021.

Lista de obras de leitura obrigatória

Para o vestibular 2021, a Fuvest exige a leitura de nove livros. São eles:

  • Poemas Escolhidos - Gregório de Matos
  • Quincas Borba - Machado de Assis
  • Claro Enigma - Carlos Drummond de Andrade
  • Angústia - Graciliano Ramos
  • A Relíquia - Eça de Queirós
  • Mayombe - Pepetela
  • Campo Geral - Guimarães Rosa
  • Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles
  • Nove Noites - Bernardo Carvalho

O que levar no dia da prova?

No dia da prova da Fuvest, é imprescindível que o candidato leve um documento original de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul. A prova permite o uso de lápis e borracha para que o rascunho seja feito.

Apontador e régua transparente também são permitidos. Além disso, o vestibulando também pode levar água e alguns alimentos leves para serem consumidos durante a realização da prova.

Segurança

Quando o vestibulando for fazer a inscrição, ele irá inserir uma foto de rosto para que seja feito o reconhecimento facial nos dias de prova. Além disso, é preciso levar um documento com foto nas datas dos exames. Isso tudo é feito para que exista uma maior segurança e para que fraudes sejam evitadas.

Quantas vagas a USP oferece?

O vestibular da Fuvest oferece 8.242 vagas em vários cursos da USP em 2021.

Quantas vagas estarão no Sisu?

Vão ser disponibilizadas 2.905 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.