Artes

Arte na Grécia antiga (2): O período arcaico (700 a.C. a 490 a.C.)

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Veja a seguir as principais características da arte grega durante o período que vai de cerca de 700 a.C a 490 a.C. Aprenda também sobre os períodos clássico e helenísitco, clicando nos links.



escultura grega
Estátuas de jovens ("kouroi"): a figura feminina "kore" , e a masculina, "kouros". Ambas do período arcaico, mas com diferenças visíveis

Chama-se de arcaico o período em que os gregos começaram a desenvolver técnicas sob a influência e contato com as idéias das civilizações mais antigas do Egito e do Oriente.

Durante essa fase, os escultores gregos desenvolveram a representação da figura humana, tornando-a mais realista. Iniciou-se a preocupação com os detalhes do corpo e das vestimentas. Observe as imagens ao lado.

Assim como faziam os egípcios, desenvolveram a representação de jovens ("kouroi"), fazendo estátuas para pedir ou agradecer. Mas é possível notar no "kouros", masculino, o início da definição dos músculos, as pernas separadas e um esboço de movimento. Essas características levariam às regras de representação na Grécia Clássica.



Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.

UOL Cursos Online

Todos os cursos