Artes

Pós-impressionismo: Movimento inclui Cézanne e Van Gogh

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Foram chamados pós-impressionistas alguns artistas que não mais seguiam os preceitos originais do impressionismo. Para eles, o impressionismo era superficial e retratava apenas cenas passageiras, sem dar muita importância nem aos sentimentos, nem aos acontecimentos políticos e sociais. Outros ainda sentiam-se insatisfeitos e limitados com a técnica impressionista.

Natureza morta de Cézanne
"Natureza morta com Prato com Cerejas", de Cézanne (1885-1887).

Nesse contexto, diversas tendências surgiram na pintura do fim do século 19 e início do século 20.



Alguns artistas pós-impressionistas

 



 





Reprodução
"Um Domingo de Verão na Grande Jatte", Seurat (1884-1886).


 


Van Gogh auto retrato
    "Auto Retrato", Van Gogh.

 

  • Vincent van Gogh (1853-1890)

  • Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, foi marginalizado pela sociedade durante sua vida. "Falhou" em todos os aspectos considerados importantes para a sociedade de sua época: não constituiu família, não conseguia custear a sua própria subsistência, sucumbiu a uma doença mental.

    Tinha personalidade intrigante. Oscilava entre a alegria e a tristeza, a esperança e o desespero, o amor e o ódio. Vivia uma dualidade emocional. Pintar passou a ser seu refúgio. Utilizava cores fortes para expressar seus sentimentos. Van Gogh dizia: "Pinto o que sinto e não apenas o que vejo".

    Ficou famoso depois da sua morte, especialmente após a exibição de 71 de suas obras em Paris, em 1901.

    Sua influência no , no e no abstracionismo foi notória. Suas influências podem ser reconhecidas em variadas frentes da arte do século 20. O artista foi pioneiro ao relacionar tendências impressionistas com as aspirações modernistas.

Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação *Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.

UOL Cursos Online

Todos os cursos