Topo

Pesquisa escolar

Geografia


Cartografia - Representação de espaços e distâncias

Luiz Carlos Parejo

Cartografia é a arte, a ciência e a técnica de se construirem mapas e outras representações da superfície terrestre.

A cartografia possui normas e procedimentos internacionais que exigem elementos básicos para ser considerada correta, como título, legenda, escala, fonte, autor, etc.

A escala é particularmente importante pois a partir dela podemos ter a dimensão aproximada da área representada e saber as distâncias que separam determinados lugares.

O IBGE define escala como a relação entre as dimensões dos elementos representados em um mapa, carta, fotografia ou imagem e as correspondentes dimensões no terreno e escala cartográfica como a relação matemática entre as dimensões dos elementos no desenho e no terreno.

Reduzindo o espaço

A escala é, portanto, uma proporção entre as distâncias de uma mapa e as distâncias na realidade ou corresponde a quanta vezes a realidade foi reduzida para estar naquele mapa especificamente. Aqueles mapas mundi que os professores levam à sala de aula e colocam à frente da lousa, geralmente possuem uma escala de 1 para 30 milhões ou E=1:30.000.000:

  • neste caso, 1cm (centímetro) no mapa corresponde a 30 milhões de centímetros na realidade;

 

  • ou 1 milímetro no mapa corresponde a 30 milhões de milímetros na realidade.


Calculando distâncias

Quando se conhece a escala numérica, pode-se calcular as distâncias reais. Para calcular a distâncias entre lugares, você deve proceder da seguinte forma:

1) Pegue um mapa e observe a escala, por exemplo E=1:500.000.

2) Usando a régua, descubra a distância entre 2 pontos do mapa, por exemplo 5 cm.

3) Podemos perguntar: A partir dos dados acima, qual é a distância, em quilômetros, na realidade?

4) Trabalhando com a escala:

Primeiro, como na pergunta a distância no mapa é de 5cm, vamos usar o centímetro como padrão, portanto: 1cm no mapa corresponde a 500.000cm na realidade (divida os 500.000cm por 100, pois 100cm é igual a 1 m), assim, 1cm no mapa corresponde a 5.000m na realidade (divida os 5.000m por 1.000, pois 1000m é igual a 1 km), então 1cm no mapa corresponde a 5km (quilômetros) na realidade.

Note que 500.000cm, 5.000m e 5km são a mesma distância.

5) Conclusão: Se 1cm no mapa corresponde a 5km na realidade, 5cm no mapa correspondem a 25km na realidade, isto é 5 vezes mais.

Luiz Carlos Parejo é professor de geografia.

Mais Geografia