Topo

Rio de Janeiro ganha universidade sobre meio ambiente

25/06/2002 12h28

Da Redação
Em São Paulo

A cidade de Guapimirim, no Rio de Janeiro, é a sede da mais nova universidade do Estado - a Universidade do Meio Ambiente da Serra dos Órgãos (Unima), que acaba de ser criada.

Segundo informações da Agência Brasil, a Unima é uma iniciativa de professores de diferentes áreas, como engenharia química, geologia ambiental, geografia, biologia, direito ambiental e engenharia florestal e a criação da universidade contou com o apoio da prefeitura de Guapimirim, cidade distante 70 Km da capital do Estado.

Guapimirim fica na região da Serra dos Órgãos e, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Vanderlan Leitão, 65% do município é de área protegida. Na região encontram-se três unidades de conservação, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, a Área de Proteção Ambiental (Apa) de Guapimirim e a Apa de Petrópolis.

Entidade jurídica de direito privado e instituída sob a forma de sociedade civil, a Unima terá cursos, com duração mínima de 20 horas e máxima de 120 horas. A universidade também vai desenvolver projetos de pesquisa de interesse dos municípios vizinhos.

Os primeiros cursos oferecidos pela Unima vão enfocar as áreas de saneamento e gestão ambiental. A universidade começa suas atividades com onze professores fixos e poderá ter professores visitantes, todos com mestrado ou doutorado.

As informações sâo da Agência PontoEdu.