Topo

CNE define diretrizes curriculares para curso de educação física

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

07/04/2004 20h14

O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou a resolução que define as diretrizes curriculares nacionais para o curso de educação física, em nível superior e graduação plena. Essas diretrizes resultam de consultas e audiências públicas realizadas em dezembro passado, sob a coordenação da Câmara de Educação Superior do CNE e definem os princípios, condições e procedimentos para a formação dos profissionais de educação física.

Para debater essas diretrizes, estiveram presentes representantes do Ministério do Esporte, do Conselho Federal de Educação Física, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, da Executiva Nacional de Educação Física, da SESu (Secretaria de Educação Superior) do Ministério da Educação e da Comissão de Especialistas de Educação Física da SESu.

As novas diretrizes curriculares, fixadas pelo parecer CNE/CES 58/2004 e regulamentadas pela Resolução nº 7/2004 estabelece que no projeto pedagógico do curso, as instituições de ensino deverão incluir a prática da educação física desde o início da formação, o estágio curricular e as atividades complementares. A carga horária do curso será definida em resolução específica da Câmara de Educação Superior do CNE.

Pela nova resolução, o curso de educação física deverá assegurar uma formação generalista, humanista e crítica. Para o professor Éfrem Maranhão, relator da matéria, "o principal é a visão de que estamos formando um graduado numa perspectiva contemporânea, embasada em competências fundamentais para o exercício da profissão e a docência na educação física".

Com informações do MEC