Topo

Concurso oferece bolsas de estudos de R$ 3.500 mensais

Da Redação<br>Em São Paulo

15/06/2004 13h41

O Programa Bolsas Vitae de Artes abre nesta quarta-feira (16/6) as inscrições para um concurso que contemplará os projetos de criação artística ou pesquisa histórica e/ou estética nas áreas de literatura, música, teatro e dança. As bolsas, com duração de seis a doze meses, têm o valor mensal de R$ 3.500.

O programa exige que os candidatos tenham qualificação profissional em suas áreas de trabalho e que não estejam recebendo outras bolsas no mesmo período. Não se exige, porém, dedicação exclusiva. Os projetos não podem estar vinculados a programas institucionais ou à obtenção de títulos acadêmicos.

As inscrições poderão ser feitas até 25 de agosto. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.vitae.org.br , ou podem ser retirados na sede de Vitae (Rua Oscar Freire, 379, 5º andar, São Paulo). Os candidatos que residem fora do município de São Paulo podem solicitar o envio do material pelos Correios.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Vitae, este é o último ano em que o programa de bolsas será realizado pela instituição.

Nos últimos dezessete anos, o concurso concedeu 409 bolsas. Foram beneficiados diversos artistas, entre eles Lenora de Barros, Ester Grispum, Nuno Ramos, Mônica Nador, Carlos Reichenbach, Cláudio Edinger, Rosângela Rennó, Tata Amaral, Walter Hugo Khouri, André Cypriano, Pedro Martinelli, João Urban, Kiko Groifman. A maioria reconhece a contribuição das Bolsas Vitae de Artes para o desenvolvimento das artes no Brasil. "Lamento que vá acabar. O programa Bolsas Vitae de Artes sempre foi um exemplo de concurso sério", Maria Rita Galvão, ex-presidente da Cinemateca Brasileira e integrante da comissão de seleção da categoria Cinema e Vídeo.