Topo

Alunos que fazem atividades extracurriculares têm melhor desepenho no Enem

Da Redação<br><br/> Em São Paulo

13/07/2004 17h06

Os alunos do ensino médio que fazem atividades extracurriculares apresentam melhor desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Esta foi a conclusão do Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) após relacionar os resultados obtidos no exame de 2003 com as respostas do questionário socioeconômico.

De acordo com os resultados obtidos no último exame, a média dos estudantes que freqüentaram cursos de língua estrangeira, informática e pré-vestibular, por exemplo, foi de até 17 pontos acima da obtida pelos que tiveram pouco ou nenhum acesso a esses cursos. Numa escala de zero a cem, a pontuação média do total de 1,3 milhão de estudantes foi de 62 entre os estudantes do primeiro grupo e de 45 no segundo.

O indicador de bem-estar residencial foi o fator que mostrou ter maior impacto na diferença de performance dos alunos. Estudantes que vivem em famílias com bens associados ao poder socioeconômico, como TV, computador, internet, carro e telefone, chegam a obter uma média de 22 pontos a mais em relação aos que vivem em residências com menos "bens de luxo". O relatório completo está disponível na página do Inep.

Com informações do MEC