Topo

MEC usará software livre em escolas de educação básica

Da Redação<br>Em São Paulo

20/07/2004 15h41

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (20/7) a compra de cinco mil computadores para expandir a informatização de escolas e Núcleos de Tecnologia Educacional de todo o país.

Os micros deverão chegar aos estabelecimentos em setembro deste ano com o sistema Linux instalado, uma plataforma de software livre que permite aos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o sistema. Ou seja, além de estudar como o programa funciona, o usuário pode adaptá-lo de acordo com suas necessidades.

Serão 500 laboratórios, com dez microcomputadores em cada um, além de impressora e switch (concentrador de rede), que serão distribuídos a escolas públicas de ensino médio e fundamental, além de núcleos de tecnologia de acesso público.

Segundo o MEC, a divisão foi feita por unidades federativas, obedecendo ao critério de número de alunos matriculados na rede.

Em cada unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cujo trabalho principal é o de introduzir as Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas públicas de ensino médio e fundamental, além de articular os esforços e as ações desenvolvidas no setor sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional.

As informações são da Agência Brasil