Topo

MEC realiza teste de proficiência em língua portuguesa

Da Redação<br>Em São Paulo

21/10/2004 15h50

  • Inscrições devem ser feitas no site do MEC

    O Ministério da Educação realiza no próximo dia 25, o teste de proficiência em língua portuguesa, o Celpe-Bras, exame destinado a alunos e profissionais estrangeiros formados que desejam estudar ou exercer profissão que exija registro profissional no Brasil. O teste, que é realizado duas vezes por ano, é exigido de todos os estrangeiros que cursarão graduação ou pós-graduação em uma instituição de ensino superior brasileira.
    O exame, que já avaliou 10.550 estrangeiros desde quando foi criado, em 1998, conta com 18 postos de aplicação no Brasil, todos em universidades federais, e 29 no exterior, em órgãos ligados às embaixadas brasileiras. O exame é único para todos os candidatos e é aplicado na mesma data em todos os locais.
    O candidato é avaliado com critérios que dizem respeito à capacidade de uso da língua e não necessariamente ao conhecimento da gramática. A avaliação é dividida em dois módulos: a parte coletiva, que consiste em compreensão oral e produção de texto; e a parte individual, oral, onde dois avaliadores conversam com o candidato sobre suas atividades e interesses. A segunda etapa é gravada.
    Segundo estimativas do MEC, cerca de 1.800 estudantes devem fazer o Celpe-Bras neste semestre. A maioria dos candidatos é de países da América Latina. Recentemente, mais um posto de aplicação foi aberto no Japão e, só neste semestre, 40 candidatos japoneses farão o teste de proficiência em língua portuguesa.

    Uma comissão de 30 professores, subordinada à Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), fará a avaliação dos candidatos.. O nível de aprovação é de aproximadamente 50% dos candidatos, e a maioria é aprovada no nível Intermediário. O nível Avançado Superior tem a menor porcentagem e só é alcançado por, aproximadamente, 1% dos aprovados. "A maioria dos que conseguem o nível Avançado Superior ou moram no Brasil há muito tempo, ou são filhos de brasileiros", afirma José Andrade do Nascimento, funcionário da Divisão de Assuntos Internacionais da SESu.

    A inscrição é realizada somente pela internet nos meses de março e setembro na página. Os testes são aplicados sempre nos meses de abril e outubro. O candidato paga uma taxa de R$ 90 à instituição que aplicará a prova. Quando o teste é realizado fora do país, esse valor pode ser alterado de acordo com a instituição.