Topo

Nova data do Enem 2009 poderá ser divulgada apenas na quarta-feira

Claudia Andrade<br><br/> Do UOL Notícias<br><br/> Em Brasília

04/10/2009 17h49

A divulgação da nova data para aplicação do Enem 2009 poderá ficar para quarta-feira (7). Neste domingo (4), o ministro Fernando Haddad (Educação) contabilizou quatro reuniões que devem ocorrer nos próximos dois dias antes de se definir como ficará o calendário da segunda edição. Por conta de um vazamento, o Exame Nacional do Ensino Médio, que seria realizado neste fim de semana, foi cancelado.

Reprodução
Reprodução da capa da prova de ciências da natureza e de ciências humanas do Enem 2009 que sofreu vazamento
BAIXE A PROVA DO 1º DIA
BAIXE A PROVA DO 2º DIA
VEJA O GABARITO
Ao longo de todo o final de semana foram realizadas reuniões no Ministério da Educação. Nesta segunda-feira (5), o ministro deverá se reunir com reitores, para discutir qual a melhor data para aplicação do Enem. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão do MEC responsável pela prova, deverá ter um novo encontro com representantes do Connasel (Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção), contratado por licitação para executar o processo.

Na terça-feira (6), Haddad deverá ter uma reunião com o ministro Tarso Genro (Justiça), para solicitar a participação da Polícia Federal na segunda edição do Enem. Também está marcada uma reunião com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).

"Queremos ter tudo devidamente equacionado até terça para na quarta-feira divulgar o calendário. Além dos vestibulares, há concursos importantes acontecendo, como o do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Precisamos compatibilizar a nova data do Enem com tudo isso", disse o ministro da Educação.

Questionado sobre a reunião que terá com o ministro da Justiça, Haddad ressaltou que o encontro é importante para a segurança da prova. "Ela é importante porque queremos apresentar a ele todo o processo que foi feito e, à vista do mapeamento desse processo, contar com a colaboração da inteligência da Polícia Federal".

O ministro não descartou solicitar ajuda da Força Nacional de Segurança para a distribuição da nova prova, que já está pronta e guardada em um cofre, para posterior impressão e distribuição. "Isso está sendo cogitado".

  • "País foi vítima de um ato de delinquência", afirma ministro da Educação


  • Sobre um possível rompimento com o consórcio responsável pela execução do Enem, Haddad disse que apenas quando houver uma informação oficial da Polícia Federal sobre a hipótese de envolvimento das empresas, alguma decisão poderá ser tomada.

    Fazem parte do consórcio a Consultec, a Funrio (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência) e o Instituto Cetro.

    A polícia investiga três suspeitos de terem participado do vazamento do Enem. O empresário Luciano Rodrigues, o DJ Gregory Craid e Felipe Pradella que teria sido contratado pelo consórcio para trabalhar em uma das etapas da prova.

    Leia mais
    Confira 20 perguntas e respostas sobre o novo Enem
    Banco de Redações: treine para a redação do Enem
    Não há perspectiva de substituir primeira fase da Fuvest por novo Enem
    Conselho aprova uso do novo Enem em vestibulares de Institutos Federais
    Inglês fica de fora do novo Enem em 2009, diz MEC
    Novo Enem é ruim para avaliar a qualidade do ensino médio, diz pesquisadora
    Mapa Enem 2008: veja onde ficam as 20 melhores escolas
    No Enem 2008, 74,3% das escolas do país ficam abaixo da média nacional
    RS tem mais escolas com bom desempenho no Enem 2008; veja a situação de seu Estado
    Desempenho de escolas estaduais é prejudicado por baixo investimento, diz ministro
    Melhor do Brasil no Enem 2008 tem ensino integral e faz prova aos sábados
    Rio emplaca sete escolas entre as melhores; veja ranking por Estado