Topo

Confusão entre alunos na PUCRS termina com chegada da polícia; veja vídeo do conflito

Da Redação

São Paulo

14/06/2011 16h40

Está causando polêmica na internet um vídeo que mostra cenas de conflitos entre alunos da  PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) favoráveis e contrários à atual gestão do Diretório Central de Estudantes (DCE). Em meio à gritaria e empurra-empurra, uma estudante aparece jogada no chão enquanto é acusada de ter roubado a urna para eleições do representante em Congresso da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Goiânia (GO). A confusão ocorreu no prédio 15 do campus da PUCRS em Porto Alegre.

A garota diz ter sido vítima de violência. Ao final do vídeo, um coro feminino repete “não se bate em mulher”. O conflito terminou com a chegada da Brigada Militar e resultou em quatro pessoas levemente feridas. 

O DCE refuta as acusações e diz se tratar de um golpe político com o objetivo de tomar à força o poder do diretório. “Membros do DCE da UFRGS estavam presentes, mesmo sem ter relação com as eleições internas na PUC”, diz Thiago Brozoza, presidente da gestão atual. “Pelo vídeo fica claro que se trata de uma tentativa de roubo. Não houve agressão”, afirma.

O grupo contrário à gestão diz que a garota apenas sentou sobre a urna para impedir a votação.

Em nota oficial, a universidade informou que as representações estudantis têm autonomia garantida pelo regimento interno e, portanto, não vai interferir no processo.