Topo

Creche de Itarana (ES) tem aulas suspensas após aparecimento de escorpiões

Flávia Bernardes

Especial para o UOL Educação <br> Em Vitória (ES)

21/09/2011 22h30

Durante sete dias os alunos da creche Ana Gomes de Abreu Toniato, em Itarana, no noroeste do Espírito Santo, ficaram sem aula por causa do aparecimento de escorpiões na região. O primeiro foi encontrado há um mês no pátio da escola e o combate continua, segundo a secretária de Educação de Itarana, Rosa Elisa Venturini Delboni.

Na creche, que teve as aulas suspensas, foram colocadas telas nas janelas e os ralos foram trocados por modelos com tampa, para evitar a passagem dos escorpiões. Ainda sim, segundo os pais das crianças, nesta segunda-feira (18), mais dois foram encontrados.

Segundo Rosa Elisa, há uma madeireira ao lado da creche que fica no bairro Santa Terezinha, em Itarana. Os bichos, diz ela, podem estar se escondendo no madeiramento. Além disso, a região também enfrenta um duro período de seca. “Já são três meses sem chuva. Só há registro de um caso assim no ano passado em uma escola da região. E, na ocasião, a seca havia sido mais rigorosa que este ano”, contou Rosa Elisa.

Assustados, os pais alertaram que a situação merece atenção da Vigilância Sanitária. Após a limpeza feita na creche por funcionários da prefeitura, da Vigilância Sanitária e por veterinários, as famílias estão sendo orientadas a limpar seus quintais e orientar as crianças mais velhas sobre o problema.

Ainda conforme a secretária, os escorpiões são animais difíceis de exterminar, portanto, o trabalho de prevenção deverá continuar na região por tempo indeterminado.