MEC decide fechar universidade São Marcos; reitora anuncia mutirão para fazer transferências

Do UOL*, em São Paulo

O MEC (Ministério da Educação) anunciou na noite de ontem (22) a decisão de descredenciar a Universidade São Marcos, de São Paulo, após verificar irregularidade na oferta de cursos. Entre elas, o descumprimento de medidas cautelares determinadas pelo ministério em função do baixo desempenho da instituição nas avaliações da pasta.

Em nota publicada no site da universidade, a reitora Maria Aurélia Varella afirma que está "esperando a publicação oficial da medida e, obviamente, obedeceremos o que for determinado". A reitora contou que ficou sabendo do fechamento por meio de um jornalista e que depois conferiu a notícia no site do MEC.

A nota da reitoria foi acessada na manhã desta sexta-feira (23), no site da instituição, e por volta das 13h já não estava mais disponível para consulta. A reportagem tentou entrar em contato com a universidade para saber o que aconteceu, mas não teve êxito.

O descredenciamento significa, na prática, o encerramento das atividade da São Marcos. Os cerca de 2 mil alunos da instituição devem ser transferidos para outras faculdades. A São Marcos tem 90 dias para providenciar a mudança e entregar toda a documentação acadêmica aos alunos.

De acordo com o MEC, as irregularidades verificadas “comprometem o funcionamento” da universidade. Além de descumprir as medidas determinadas pelo ministério no ano passado durante processo de supervisão, a pasta constatou que há “inviabilidade financeira e desorganização acadêmica e administrativa”.

Segundo a nota da reitoria, "não haverá aula na Universidade São Marcos e os documentos necessários à transferência dos alunos serão providenciados por um verdadeiro 'mutirão' de funcionários e professores que, mesmo sem receber salário (já que a medida pode ter consequências sobre os pagamentos que seriam efetuados na semana que vem), ajudarão a Secretaria a providenciar tais documentos. Informações sobre descontos, bolsas institucionais e outras serão transmitidas aos alunos, assim que tivermos ciência de como será realizada a transferência".

Veja a nota da reitoria na íntegra:

A Universidade São Marcos desde a intervenção judicial ocorrida em setembro de 2011 e a nomeação de nova reitoria ocorrida em dezembro do mesmo ano tem se esforçado para reverter a situação que colocou a Universidade sob o risco iminente de encerrar suas atividades. Reitoria, professores e funcionários, a maioria sem receber salários, trabalham no sentido de diminuir o prejuízo causado anteriormente aos alunos e concretizar a continuidade da Universidade.

Apesar de vários eventos que ocorreram e que foram extremamente prejudiciais ao nosso trabalho, trabalhamos muito e o esforço foi sempre em conjunto.

Após muita procura, conseguimos utilizar um prédio que abriga os alunos de maneira satisfatória e todos puderam acompanhar o trabalho de muitos que se dedicaram e fizeram o máximo que podiam no sentido de deixar tudo de acordo com as regras públicas. O prédio existe, é real, as aulas estavam sendo ministradas e o calendário de reposição das aulas praticamente finalizado em São Paulo e finalizado em Paulínia.

Todo esse esforço teve o apoio dos alunos que continuaram na Universidade São Marcos, inclusive cancelando transferências e voltando para o curso de origem. Teve também o apoio de funcionários e professores que recuperaram documentos e informações perdidos anteriormente.

Hoje, por volta das 19h e 30min, soubemos, por um jornalista, a notícia do descredenciamento da Universidade. Logo em seguida, vimos no site oficial do MEC que a Universidade São Marcos havia sido descredenciada por esse Ministério.

Estamos esperando a publicação oficial da medida e, obviamente, obedeceremos o que for determinado.

Por esse motivo, não haverá aula na Universidade São Marcos e os documentos necessários à transferência dos alunos serão providenciados por um verdadeiro “mutirão” de funcionários e professores que, mesmo sem receber salário (já que a medida pode ter consequências sobre os pagamentos que seriam efetuados na semana que vem), ajudarão a Secretaria a providenciar tais documentos.

Informações sobre descontos, bolsas institucionais e outras serão transmitidas aos alunos, assim que tivermos ciência de como será realizada a transferência.

Lamentamos muito e agradecemos a todos que acreditaram no trabalho que estava sendo realizado por todos nós.

(Com informações da Agência Brasil)

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos