Enem

Veja a correção comentada dos dois dias de provas do Enem 2012

Do UOL, em São Paulo

Os professores do Curso e Colégio Objetivo fizeram neste domingo (4) a correção comentada do último dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012. Hoje, os candidatos fizeram os testes de português, matemática e inglês ou espanhol, além da redação. No mesmo link, é possível encontrar as respostas do primeiro dia de prova. 

Para os professores, a prova trouxe enunciados longos e a exigência de uma leitura crítica feita pelos candidatos. O exame apresentou textos com problemática social e com diferentes tipos de linguagem, como tirinhas, poesia e artes.

O tema da redação foi "Movimento Imigratório para o Brasil no século XXI", citava os casos dos bolivianos e dos haitianos e pedia que o candidato sugerisse propostas de intervenção.

"A prova exigiu um aluno com boa leitura, com senso crítico", avalia a professora Vera Lúcia Antunes, do curso e colégio Objetivo.

Já o primeiro dia de prova foi mais abrangente e explorou conteúdos de todo o currículo escolar com interdisciplinaridade, segundo os professores.

Tema da redação

O MEC divulgou por meio de seu Twitter o tema da redação do Enem: "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".

Essa é a primeira vez em que o ministério divulga o tema da redação pelas redes sociais. Nas últimas duas edições, houve casos de jornalistas que anunciaram o tema antes do final da prova, por meio de celulares nos locais de exame.

Em Belo Horizonte, o tema da redação dividiu os primeiros estudantes que saíram da prova, no meio da tarde deste domingo. Para Amanda Rabelo, 18, a proposta apresentada pelos elaboradores das provas foi considerada "normal". "Foi normal. Consegui desenvolver bem o tema", disse a candidata que cursa o primeiro ano de direito e pretende usar a nota do exame para obter uma bolsa para desconto na mensalidade.

Já Jéssica Nocce, 21, considerou "horrível" o tema proposto da redação. "Tive muita dificuldade, foi horrível o tema. A gente não está falando disso na atualidade", disse. Ela cursa marketing na Fumec, situada na capital mineira e pretende uma bolsa.

Enem 2012 pelo Brasil
Enem 2012 pelo Brasil

Primeiro dia

A prova do primeiro dia do Enem trouxe enunciados mais curtos do que os da prova de 2011, porém exigiu mais conteúdo do candidato. Essa é a avaliação feita pelos professores ouvidos pelo UOL Educação.

"Os enunciados foram um pouco mais curtos. É uma evolução porque antes o candidato não tinha tempo para ler tudo e fazer a prova", avaliou Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo.

Em relação ao conteúdo, a prova do sábado foi mais abrangente e explorou conteúdos de todo o currículo escolar com interdisciplinaridade. "É a primeira versão em que conseguem atingir grandes objetivos – domínios de conteúdos essenciais e avaliar habilidades e competências", considera Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.

A prova de ciências da natureza exigiu do candidato contas e mais conteúdo de física, química e biologia do que em anos anteriores. "Uma prova um pouco mais exigente que a do ano passado. Manteve certo padrão de cobrar conceitos e teve um terço da prova com cálculo", afirma Alexandre Lopes Moreno, professor de Física do Etapa.

O professor Ricardo Helou Doca, do Curso e Colégio Objetivo, aponta problemas de formulação em duas questões, sendo que uma delas seria passível de anulação para o professor. "Se o aluno usa todos os dados presentes no enunciado percebe uma inconsistência e não chega à resposta", afirma.

Em biologia, foram abordados temas como evolução, genética e saúde. "Um nível muito bom de biologia fundamental", afirma Constantino Carnelos, professor de Biologia do Objetivo.

Na parte de química, o candidato pode ter enfrentado dificuldades. "Eles procuraram varrer todo o conteúdo programático que é pedido em uma Fuvest. Acredito que para o aluno de ensino público foi muito difícil", considerou Sérgio Teixeira Bignardi, professor de Química do Objetivo.

A prova de ciências humanas abordou mais temas do que em anos anteriores. Havia enunciados sobre história do Brasil e internacional, sobre idade antiga, sobre idade contemporânea. Também entraram no exame questões sobre sociologia e filosofia, além de geografia humana e natural.

"Os enunciados estavam mais bem elaborados que nos últimos tempos. Era uma prova de conhecimento que abarca todo o currículo do ensino médio", considera o professor de história do Objetivo Daily de Matos Oliveira. No entanto, o professor aponta que uma das questões tem mais de uma alternativa possível.

Os professores destacaram que a parte de geografia teve apenas um gráfico e nenhum mapa. Entraram temas como reciclagem, transgênicos, lixo e poluição do solo.

Também foi destaque, para os professores, a exigência de conteúdos de sociologia e filosofia. "Sempre aparece no programa, mas nunca cobram", afirmou Luís Ricardo Arruda, coordenador geral do Anglo.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos