Topo

Curso de ciências do esporte da Unicamp terá aulas de pôquer

Blog de Tec
Imagem: Blog de Tec

Cristiane Kampf

Da Agência de Notícias da Unicamp

29/05/2013 10h25

Os alunos do curso de ciências do Esporta da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Limeira, terão aulas sobre pôquer a partir do segundo semestre. O objetivo é criar um espaço dentro da universidade para compreender o pôquer como esporte da mente e seus fundamentos 

A disciplina Tópicos Especiais em Ciências do Esporte – Fundamentos do Pôquer será oferecida no segundo semestre de 2013.

Cristiano Torezzan, professor responsável pela iniciativa, explica que a investigação e a discussão científica sobre o esporte – um dos que mais ganham popularidade atualmente – pretende compreender o pôquer como um jogo de estratégia baseado em tomadas de decisão.

"Os torneios de pôquer são ambientes limpos, que envolvem competições mentais em rotinas que duram de 8h a 10h de concentração. Em torneios ao vivo, um jogador precisa tomar, em média, duas decisões estratégicas por minuto. Em jogos online este número pode chegar a mais de 20 decisões por minuto. Este cenário composto com o volume de informações necessárias para tomar cada uma das decisões é o que faz do poker um esporte da mente que mais cresce no mundo".

A disciplina não será para ensinar a jogar pôquer, enfatiza Torezzan, mas um curso para ensinar a pensar sobre a lógica do pôquer e utilizar ferramentas matemáticas para analisar o jogo como um sistema de informações incompletas que envolve a tomada de decisão baseada em padrões comportamentais de pessoas.

A disciplina contará com o apoio de André Akkari, campeão mundial de poker em 2011, e a presença de alguns outros profissionais do esporte no Brasil. Também haverá a colaboração do Presidente da Confederação Brasileira de Texas Holdem (principal modalidade de pôquer no mundo) e do Presidente da Associação Brasileira dos Esportes da Mente.

Interdisciplinar

Curso semelhante já é oferecida no MIT (Massachussets Institute of Technology) e o tema é abordado em diversas outras universidades como em Harvard e na Universidade de Alberta, no Canadá.

Para o coordenador de graduação da FCA, Professor Alcides Scaglia, a proposta da disciplina se alinha ao projeto pedagógico interdisciplinar. "Temos a possibilidade de oferecer aos alunos uma visão crítica e ampliada do esporte, alinhando conhecimentos estratégicos e científicos de outras áreas e facilitando a transferência de competências e habilidades adquiridas em uma disciplina para outras mais específicas e aplicadas."