Topo

Confira seis dicas de como turbinar aprendizado de idiomas online

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

11/12/2013 05h00Atualizada em 18/12/2013 10h17

Na hora de procurar métodos para aprender línguas estrangeiras, muitos brasileiros recorrem a redes sociais de ensino de idiomas. Hoje, Livemocha, Busuu, Italki e Lang-8 são as mais conhecidas. Todas elas têm funcionamento parecido: um usuário se cadastra gratuitamente no site e pode ensinar seu idioma nativo a outro usuário que deseja aprendê-lo.

Para aprender idiomas

  • Confira 12 aplicativos gratuitos para aprender idiomas pelo celular

  • Conversa online com estrangeiro melhora fluência; sites encontram parceiros

  • Confira onze sites gratuitos para aprender idiomas sem sair de casa

No entanto, não bastam novas ferramentas para aprender uma língua estrangeira. Para Vera Menezes, professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o segredo de um bom desempenho nesse tipo de aprendizado é a motivação pessoal.

“Um curso online exige mais autonomia e mais disciplina. Em função disso, muitas pessoas podem desistir, principalmente aquelas que acreditam no mito de que o professor é que é responsável pela sua aprendizagem. O aluno deve ter disciplina, planejar seu tempo de estudo e ir além do curso, procurando outras formas de  usar a língua para ler, ouvir, escrever e falar”.

Nesse ponto, Vera reconhece o diferencial da web. “Ninguém aprende uma língua apenas com atividades pedagógicas. É preciso também usar essa língua em contextos reais tais como, ler, ouvir música, interagir com pessoas, assistir filmes. Nesse sentido, a web trouxe muitas possibilidades de práticas sociais da linguagem. O quer precisa mudar é a mentalidade do aprendiz. Ele precisa entender que as possibilidades de ter experiências com a língua estão ao seu redor e que cabe a ele vivê-las”.

Confira seis dicas da escola Saint George International para turbinar o aprendizado de idiomas:

Aprenda todos os dias

Mesmo quando você estiver cansado, faça algum aprendizado, mesmo por cinco ou dez minutos. Nunca perca a chance de aumentar seu conhecimento. Use-o, ou perca! Prática leva à perfeição.

Esteja motivado

Qual é seu objetivo? Sempre pense no seu objetivo. Você está aprendendo porque quer alcançar algo. Quando chegar lá, sua vida será melhor. Lembre-se sempre disso, mesmo quando for difícil.

Grave novo vocabulário

Para realmente aprender uma nova palavra, você tem que se lembrar disso seis vezes, por horas, dias e semanas. Escreva todas as suas novas palavras em um caderno que você possa sempre carregar. Ou guarde gravações em seu celular - ele está sempre com você, não é?

Leia, leia e leia

Leia (na língua estrangeira) coisas que você gosta, nada tedioso. Repare nos padrões gramaticais e no vocabulário. Quanto mais você ler, mas rápido você progride -- simples assim.

Seja forte

Não se preocupe com erros pequenos! Ninguém se importa. Quando você aprende um novo vocabulário ou gramática, use isso o quanto antes. Se você não estiver 100% certo, alguém o corrigirá. Desafie a si mesmo.

Use a tecnologia

Ouça podcasts de nativos. Faça testes online checando seu nível de conhecimento. Leia notícias, assista a vídeos e use games no idioma que você deseja aprender. Comente em artigos e interaja em blogs. Grave sua pronúncia em programas de software livre.