Confira seis dicas de como turbinar aprendizado de idiomas online
Na hora de procurar métodos para aprender línguas estrangeiras, muitos brasileiros recorrem a redes sociais de ensino de idiomas. Hoje, Livemocha, Busuu, Italki e Lang-8 são as mais conhecidas. Todas elas têm funcionamento parecido: um usuário se cadastra gratuitamente no site e pode ensinar seu idioma nativo a outro usuário que deseja aprendê-lo.
No entanto, não bastam novas ferramentas para aprender uma língua estrangeira. Para Vera Menezes, professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o segredo de um bom desempenho nesse tipo de aprendizado é a motivação pessoal.
“Um curso online exige mais autonomia e mais disciplina. Em função disso, muitas pessoas podem desistir, principalmente aquelas que acreditam no mito de que o professor é que é responsável pela sua aprendizagem. O aluno deve ter disciplina, planejar seu tempo de estudo e ir além do curso, procurando outras formas de usar a língua para ler, ouvir, escrever e falar”.
Nesse ponto, Vera reconhece o diferencial da web. “Ninguém aprende uma língua apenas com atividades pedagógicas. É preciso também usar essa língua em contextos reais tais como, ler, ouvir música, interagir com pessoas, assistir filmes. Nesse sentido, a web trouxe muitas possibilidades de práticas sociais da linguagem. O quer precisa mudar é a mentalidade do aprendiz. Ele precisa entender que as possibilidades de ter experiências com a língua estão ao seu redor e que cabe a ele vivê-las”.
Confira seis dicas da escola Saint George International para turbinar o aprendizado de idiomas:
Aprenda todos os dias
Mesmo quando você estiver cansado, faça algum aprendizado, mesmo por cinco ou dez minutos. Nunca perca a chance de aumentar seu conhecimento. Use-o, ou perca! Prática leva à perfeição.
Esteja motivado
Qual é seu objetivo? Sempre pense no seu objetivo. Você está aprendendo porque quer alcançar algo. Quando chegar lá, sua vida será melhor. Lembre-se sempre disso, mesmo quando for difícil.
Grave novo vocabulário
Para realmente aprender uma nova palavra, você tem que se lembrar disso seis vezes, por horas, dias e semanas. Escreva todas as suas novas palavras em um caderno que você possa sempre carregar. Ou guarde gravações em seu celular - ele está sempre com você, não é?
Leia, leia e leia
Leia (na língua estrangeira) coisas que você gosta, nada tedioso. Repare nos padrões gramaticais e no vocabulário. Quanto mais você ler, mas rápido você progride -- simples assim.
Seja forte
Não se preocupe com erros pequenos! Ninguém se importa. Quando você aprende um novo vocabulário ou gramática, use isso o quanto antes. Se você não estiver 100% certo, alguém o corrigirá. Desafie a si mesmo.
Use a tecnologia
Ouça podcasts de nativos. Faça testes online checando seu nível de conhecimento. Leia notícias, assista a vídeos e use games no idioma que você deseja aprender. Comente em artigos e interaja em blogs. Grave sua pronúncia em programas de software livre.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.