Ensino técnico: 61% dos alunos trabalham na área de formação, diz pesquisa
Um estudo divulgado nesta terça-feira (25) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 61% das pessoas que fizeram um curso técnico trabalham ou já trabalharam na área de formação.
A pesquisa realizada pelo Ibope ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 143 municípios.
Os dados mostram ainda que é baixo o número de pessoas que buscam a educação profissional: apenas um em cada quatro brasileiros já frequentou ou frequenta algum curso técnico.
Entre os que fizeram um curso profissionalizante, 53% disseram que o objetivo era o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Outros 47% afirmaram que a opção pela formação técnica levou em conta o desejo de se qualificar em uma profissão específica, enquanto para 28%, dos entrevistados esse tipo de curso amplia as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho.
Para 74% dos entrevistados os alunos de cursos profissionalizantes são considerados bem ou razoavelmente bem preparados para o mercado de trabalho.
Porém, a pesquisa mostra que apenas 6% dos jovens (entre 16 e 24 anos) que estudam frequentam um curso profissionalizante --vinculado ou não ao ensino médio. A maioria está no ensino superior (18%), seguido do ensino médio (15%) e do ensino fundamental (5%).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.