Sisutec: Capacidade ociosa de rede privada aumenta vagas de ensino técnico
Das 291 mil vagas de ensino técnico gratuito oferecido na segunda edição do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos), 84,5% são em instituições privadas (246.228). A capacidade ociosa da rede particular está sendo usada pelo governo federal para aumentar a capacitação profissional.
"Uma universidade privada que oferece um curso de engenharia tem laboratórios ociosos e um corpo de professores já formado que pode dar aulas em cursos técnicos durante o horário que a instituição não tem aulas da universidade. O Sisutec permite que essa capacidade ociosa seja utilizada", explica Aléssio Trindade, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC (Ministério da Educação).
A estratégia explica o aumento de 21% do número de vagas ofertadas pelo sistema entre agosto de 2013 a atual edição e ajudará o governo a chegar à meta de 2,4 milhões de matrículas no ensino técnico até o fim do ano. Até o momento, há 1,7 milhão de matrículas realizadas.
O secretário não soube dizer a expectativa de gasto do governo com as bolsas de ensino técnico dos estudantes selecionados pelo Sisutec neste ano. Segundo ele, o montante dependerá do número de estudantes efetivamente matriculados. O valor médio pago pelo MEC por hora-aula por aluno é de R$ 6.
Concentração de vagas
Apesar do crescimento no número de vagas ofertadas, o governo ainda enfrenta dificuldades para preencher efetivamente as vagas. De acordo com Trindade, a grande concentração de vagas reduz a procura de alguns cursos. Nesta edição do Sisutec, 55,7% das vagas estão na região Sudeste --29,65% delas estão no Estado de São Paulo.
Após o segundo dia de abertura do sistema, foram realizadas 455.470 inscrições. Os cursos mais procurados foram: técnico em segurança do trabalho, com 59.625 inscrições; técnico em logística, com 49.386 inscrições; técnico em enfermagem, com 36.320 inscrições; técnico em informática, com 27.726, e por fim, técnico em edificações – 24.133.
Inscrições
O prazo de inscrições do Sisutec vai até 21 de março. O início das aulas está previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.
As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O candidato deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 e não pode ter zerado a redação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.