Topo

Livro conta história da UnB através dos seus móveis

Esta mesa de centro é uma das peças criadas por Rodrigues; ela é uma das peças que foram "perseguidas" durante a ditadura militar - Andressa Anholete/UOL
Esta mesa de centro é uma das peças criadas por Rodrigues; ela é uma das peças que foram "perseguidas" durante a ditadura militar Imagem: Andressa Anholete/UOL

Edgard Matsuki

Do UOL, em Brasília

29/07/2014 08h00

Após um ano pesquisando, catalogando e analisando móveis que ajudam a contar a história da Universidade de Brasília (UnB), um projeto feito por professores e alunos da instituição vai ganhar um livro. A obra Mobiliário Moderno: Das Pequenas Fábricas ao Projeto da UnB terá imagens do mobiliário de estilo moderno confeccionado na época da criação da universidade e análise de especialistas em arquitetura.

De acordo com Alex Calheiros, um dos coordenadores do projeto, o livro é uma forma de ilustrar um pouco do que foi pesquisado desde maio de 2013. “A obra tem como principal objetivo chegar à universidade e é resultado de um trabalho. A nossa pesquisa vai servir para desfazer alguns mitos, como a confusão entre criadores dos móveis”, diz.

O projeto, coordenado por professores de filosofia, história e artes, tem como objetivo usar os móveis de estilo moderno para relembrar como era a UnB antes do regime militar. Todos os móveis da pesquisa foram criados entre 1961 e 1965. Entre as mobílias encontradas estão obras de Zanine Caldas e Sérgio Rodrigues, dois dos maiores nomes do design de móveis do país.

Para Calheiros, mostrar móveis que foram “perseguidos na ditadura por serem considerados de comunistas” também é uma forma de recuperar o patrimônio não só da arquitetura da universidade como do Brasil -- um dos exemplos é a mesa de centro no início deste texto. “Na época, essas obras lindas como do Sérgio Rodrigues, se tornaram móveis vendidos sem fama. Era um outro momento”.

Assim, eles eram substituídos por outros, como a cadeira abaixo que foi doada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

Cadeira doada pelo FMI à UnB - Andressa Anholete/UOL - Andressa Anholete/UOL
No meio da década de 1970, o FMI (Fundo Monetário Internacional) doou móveis como essa poltrona e começou a mudar o visual da UnB (Universidade de Brasília). "Os militares não tinham sensibilidade nenhuma", diz o pesquisador Alex Calheiros
Imagem: Andressa Anholete/UOL

De acordo com os pesquisadores, a criação de móveis estagnou depois que o governo militar assumiu o Brasil. O próprio registro das peças se perdeu no tempo. O primeiro levantamento de inventário da UnB é de 1971. Nesse período muita coisa já havia se perdido no tempo.

Produzido pela editora da universidade, o livro deve ter, inicialmente, 1.500 exemplares e cerca de 30 móveis devem ser mostrados na obra. O prefácio será feito por Maria Cecília Loschiavo dos Santos, especialista em mobiliário moderno no país.