Topo

Enem 2014: Saiba os horários de fechamento dos portões em cada Estado

Do UOL, em São Paulo

04/11/2014 06h00

Os candidatos que irão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014  no próximo final de semana devem ficar atentos ao que podem levar para o local de prova e qual é o horário de fechamento dos portões em sua cidade. 

É proibido portar lápis, caneta de material não transparente (só é permitida a de cor preta), lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressões, anotações e eletrônicos, como calculadoras, celulares, tablets, mp3 e relógios. Não será autorizado ainda o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras, gorros ou similares.

  • Arte/UOL

O aplicador deverá oferecer aos candidatos uma embalagem porta-objetos, onde deverá ser guardado o celular desligado e quaisquer outros equipamentos. Ela será lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.

Certifique-se de que está levando um documento oficial com foto original (carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, certificado de dispensa de corporação e certificado de reservista).

As provas começam às 13h, pelo horário de Brasília. Na prática, segundo o horário local, os relógios estarão marcando 10h em um Estado, 11h em três Estados, 12h em 14 Estados e 13h em oito Estados e no Distrito Federal no início das provas. Veja no mapa acima.

Antes das provas

O estudante deve levar o cartão de confirmação nos dias do exame. Com ele, o candidato consegue saber onde fará a prova e planejar antecipadamente o trajeto.

É recomendável, também, estudar um roteiro alternativo, para caso algo dê errado: nunca se sabe se haverá um acidente ou uma obra no caminho para o exame. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sugere que se chegue com uma hora de antecedência.

O candidato impossibilitado de apresentar um documento de identificação oficial por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

O exame

O primeiro dia de prova terá duração de 4h30. No segundo dia, o candidato terá 5h30 para responder as questões e elaborar uma redação.

O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.