Topo

Diretor proíbe professora de colocar árvore da Hello Kitty em sala de aula

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

28/12/2015 14h39

A professora de matemática Cahterine Gordon, dos Estados Unidos, movimentou as redes sociais na última semana. Todo o alvoroço foi causado pela decisão de proibir Catherine de enfeitar sua sala de aula com uma árvore de Natal cor-de-rosa, repleta de enfeites da personagem japonesa Hello Kitty. A professora fazia o ritual há 30 anos, quando começou a lecionar, e nunca tinha encontrado resistência. Neste ano, o diretor proibiu a árvore dentro da escola. 

Após a proibição, Catherine fez um post no Facebook. “Eu estou muito triste... Após 30 anos decorando a minha sala de aula para o Natal, eu fui avisada de que não poderia mais colocar minha árvore. Ela não possui nenhum símbolo religioso. Sem crucifixos ou anjos – só [enfeites da] Hello Kitty e meus estudantes gostaram bastante”, lamentou.

Segundo o jornal norte-americano Bangor Daily News, o diretor proibiu a árvore por acreditar que ela favorecia uma religião em detrimento das outras, por isso, era inapropriada.

Na internet, o caso de Catherine teve grande repercussão. Como consequência, o diretor da escola convocou uma reunião para discutir o assunto. O resultado foi positivo para a professora. “Acabo de sair de uma reunião maravilhosa com o diretor e ele permitiu que eu colocasse a árvore de volta. Estou muito feliz por ter a oportunidade de discutir este assunto importante com a escola e a comunidade”, escreveu Catherine no Facebook.

Na antevéspera do Natal, a professora voltou a postar fotos da árvore “polêmica”. Ela contou que os estudantes a apoiaram e ficaram felizes pela volta da árvore. “Quando eu entrei para a primeira aula, eles todos me aplaudiram e ao longo do dia cartões e pequenos presentes apareceram na minha mesa”, comemorou.