Topo

Pensando em estudar idiomas online? Veja prós e contras

Do UOL, em São Paulo

16/03/2016 14h59

Se você está pensando em estudar algum idioma pela internet, precisa levar suas características pessoais em conta porque altas doses de concentração e dedicação são necessárias. A grande vantagem é aquela oferecida pelo ensino a distância: flexibilidade de tempo e de progresso no curso. E eles costumam sair mais em conta que os presenciais.

“Se possui mais urgência devido a uma viagem marcada, é possível intensificar o aprendizado por meio de exercícios", diz Luiz Simões, professor da plataforma online da escola de idiomas Berlitz Educação Global. E o gerente Ecio Scandiuzzim, também da Berlitz, completa: "Ou o contrário: em uma semana puxada de trabalho [o aluno pode reduzir o ritmo no curso]".

Por outro lado, Fernanda Frattarola, graduada em letras pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e professora de inglês desde 2001, destaca que, embora muitos cursos online ofereçam interação entre os alunos em grupos fechados em redes sociais ou em fóruns, pode acontece de o aluno não ter a oportunidade de interagir com os demais colegas cara a cara.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://educacao.uol.com.br/quiz/2015/05/06/educacao-a-distancia-e-para-mim.htm')

Cuidados

Ao escolher o curso, fique atento a algumas características: "O ideal é que o curso ofereça um programa a ser seguido incluindo temas, funções gramaticais, vocabulário e as quatro habilidades (compreensão oral e escrita e produção oral e escrita)", afirma Andrea Baena, coordenadora do São Paulo Open Centre, centro autorizado dos exames de Cambridge no Brasil.

E todos concordam: planejamento e organização são fudamentais. Em um curso online, você não pode deixar para fazer tudo na última hora. É preciso ter foco para acompanhar as lições e avançar nos estudos, aconselham especialistas no ensino a distância.