Topo

Enem 2016: MEC minimiza problemas com ocupações de escolas

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasilia

05/11/2016 18h48

A secretária-executiva do MEC (Ministério da Educação), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou que o primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste sábado (5), transcorreu de forma “tranquila”, apesar das ocupações de 405 locais de prova feitas por estudantes.

“Tudo foi muito tranquilo dentro do que estávamos prevendo [...] o balanço é extremamente positivo” afirmou Maria Helena.

Dos 16.476 locais de prova em que o Enem seria realizado neste sábado, 16.071 receberam as provas, segundo o MEC. Por conta das ocupações realizadas por estudantes, estima-se que 271 mil candidatos e candidatas terão que fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.

Apesar de minimizar o impacto das ocupações na realização do Enem deste ano, a diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice de Oliveira Ferreira Santos, disse que todo o processo que antecedeu o primeiro dia de prova foi marcado por instabilidade.

“Foi uma instabilidade muito grande nesse processo. Foi um grande desafio para o MEC e o Inep conseguir conduzir isso”, afirmou. As representantes do MEC e do Inep não divulgaram as taxas de abstenção no primeiro dia da prova e o número de possíveis ocorrências nas unidades em que o exame foi aplicado.

Provas aconteceram em locais adiados

Apesar de constarem na lista dos locais de prova divulgada pelo MEC em que o exame não seria realizado por conta das ocupações de estudantes, ao menos duas escolas sediaram o Enem neste sábado. “Houve um equívoco dos coordenadores locais”, afirmou Maria Inês Fini, presidente do Inep. 

As representantes do MEC e do Inep confirmaram que os candidatos e candidatas que fizeram provas neste sábado nas duas unidades que constavam na lista de locais de prova em que o Enem seria adiado deverão fazer os exames deste domingo. Os que não fizeram a prova neste sábado poderão fazer o Enem nos dias 3 e 4 de dezembro.